Escolas da rede estadual de ensino que ofertam, exclusivamente, o ensino fundamental já estão se mobilizando para a realização da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), metodologia que unifica e direciona os esforços e recursos da escola em metas e ações para a melhoria de seus resultados e processos. Além disso, a GIDE possibilita uma visão sistêmica da escola. Em todo o estado, 1009 unidades de ensino participam da iniciativa, que integra as ações do programa Gestão pela Aprendizagem.

No mês de março, as equipes regionais e gestores das escolas participaram de capacitações. No início do mês de abril, os diretores escolares fizeram a sensibilização dos profissionais, retomaram os conceitos da metodologia e apresentaram o projeto para os novos professores.

Atualmente, as escolas estão na etapa de elaboração dos Planos de Ação. O Comitê Gestor da escola, com o suporte dos consultores da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG) - que é parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) na realização da iniciativa; do Núcleo GIDE; e da Equipe Regional da GIDE, está definindo suas metas e elaborando ações para o ano de 2021, visando o aperfeiçoamento de seu processo pedagógico.

Com a implementação do Regime de Estudo não Presencial, em 2020, a GIDE foi totalmente adaptada ao modelo de ensino remoto com objetivo de desenvolver estratégias com foco na garantia da continuidade do processo de aprendizagem dos estudantes e no engajamento de toda a comunidade escolar na concretização das atividades relacionadas ao ensino remoto.Com a continuidade do ensino não presencial, as ações da GIDE continuam tendo o mesmo objetivo.

Segundo a coordenadora da Gestão Integrada da Educação Avançada pela SEE/MG, Andréa Botelho, a GIDE trouxe bons resultados para as escolas que participaram da iniciativa em 2020. “Percebemos que a adesão e engajamento dos profissionais foi muito grande. As escolas se mobilizaram e traçaram estratégias e ações necessárias para a garantia do processo de aprendizagem do estudante. Além disso, houve uma aproximação maior das famílias com as unidades de ensino”, conta.

Já a expectativa para este ano é que as unidades de ensino desenvolvam atividades ainda mais inovadoras. “As escolas hoje já estão familiarizadas com o modelo de ensino remoto e, portanto, já são capazes de pensar atividades e ações desafiadoras. Sempre com foco na meta definida pela unidade de ensino. Também esperamos uma mobilização maior dos professores em termos de criatividade na elaboração das atividades adequadas à realidade dos estudantes", conclui Andrea. Este ano, as atividades complementares elaboradas pelos educadores serão contabilizadas como 40% da carga horária do estudante. Os outros 60% serão contabilizados pelos Planos de Estudos Tutorados (PETs).