Estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas e privadas de Minas Gerais podem se inscrever para participar do concurso de desenhos para escolha da identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – Edição 2021.

A iniciativa é organizada pelo Museu Itinerante Ponto UFMG, em parceria com a Coordenação-Geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 17h59min do dia 6 de maio de 2021. Clique AQUI para se inscrever.

O concurso tem o objetivo de selecionar e premiar o desenho que será utilizado para a criação da identidade visual da SNCT 2021, como forma de estímulo à criatividade, à divulgação e à popularização da ciência, tecnologia e inovação no Brasil. As produções deverão seguir o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.

As propostas poderão ser submetidas tanto pela escola quanto pelo aluno individualmente. Os autores ou responsáveis deverão preencher o formulário de inscrição disponível AQUI. Para preenchimento do formulário de inscrição é necessário que o responsável utilize uma conta Google ou Gmail.

Segundo o edital do concurso, o desenho deverá ter expressividade, reconhecimento e fácil memorização. Ao todo, serão selecionados 10 desenhos para participar da exposição na galeria do site da SNCT 2021. Dentre eles, o desenho vencedor constituirá a marca (identidade visual) da SNCT 2021 a ser utilizada nos documentos, mídias, portais, materiais gráficos, entre outros.

Confira aqui o edital do concurso

Premiação

O aluno vencedor será premiado com uma viagem a Brasília durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para participar da Cerimônia de Abertura do evento, com direito a um acompanhante. A viagem será custeada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O autor do desenho vencedor receberá um certificado de participação e terá ainda seu nome divulgado no site do MCTI e em eventos relacionados às atividades da SNCT 2021

A semana

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004, sendo realizada anualmente durante o mês de outubro sob a coordenação do MCTI e conta com a colaboração de Secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. O objetivo da iniciativa consiste em popularizar o conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico no âmbito do ensino fundamental e médio, por meio de eventos científicos nacionais, estaduais e municipais.