A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está atuando para que professores da rede estadual de ensino tenham cada vez mais instrumentos e possibilidades para ofertar atividades aos estudantes durante o Regime de Estudo não Presencial.

Sendo assim, a Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores firmou parcerias para oferta de duas plataformas para os educadores: Seneca e Canva for Education.

Em parceria com a Plataforma Canva está sendo disponibilizado para servidores e professores da rede estadual, o Canva for Education. A iniciativa pode ser acessada pelos servidores através do e-mail institucional @educacao.mg.gov.br.

O Canva for Education é uma extensão da plataforma de design do Canva, onde é possível criar um ambiente interativo de aprendizagem virtual. Além disso, o educador poderá integrar o Canva for Education com outras ferramentas homologadas institucionalmente, como o Google Drive e Google Classroom. Também é possível editar modelos gratuitos de cartazes, apresentações, vídeos e trabalhos para utilizar em sua sala de aula. Para começar a usar a ferramenta é necessário criar uma conta no Canva utilizando o e-mail institucional.

Outra plataforma ofertada por meio de parceria é a Seneca. Criada em 2018, em colaboração com a Universidade de Oxford, a ferramenta on-line é gratuita e conta com atividades desenvolvidas para melhorar a aprendizagem dos alunos e facilitar seu acompanhamento pedagógico pelos professores.

Na plataforma, o educador encontra conteúdos destinados aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, para os componentes curriculares de Arte, Biologia, Ciências, Ensino Religioso, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia, além de temas como Teatro, Literatura e Redação.

Os conteúdos são produzidos a partir das habilidades previstas para o Ensino Fundamental e Médio na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As atividades podem ser usadas como revisão ou fixação, como atividade prévia – sala de aula invertida, ou ainda em momentos síncronos.

A Seneca possui integração com o Google Sala de Aula, que é a sala de aula virtual do professor da rede estadual de ensino, para isso é preciso utilizar o e-mail institucional @educacao.mg.gov.br, dessa forma o professor poderá enviar o link da atividade para os estudantes.

Outras informações sobre a Seneca e o Canva for Education podem ser acessadas no estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/parcerias.

Curso para os educadores

Outra ação realizada pela Escola de Formação é a oferta do curso “Google for Education: recursos e possibilidades”. A formação, que está com inscrições abertas, auxiliará educadores na utilização de uma das ferramentas disponíveis no novo aplicativo Conexão Escola 2.0, o Google Sala de Aula.

Podem participar do curso apenas os servidores que utilizam o e-mail institucional “@educacao.mg.gov.br”. Caso o interessado não possua ou esteja com o mesmo desativado e/ou não saiba a senha, deverá solicitar ao diretor de sua escola que entre em contato com o NTE/SRE da jurisdição da unidade de ensino para ativação/criação da conta de e-mail.

A formação foi elaborada pelas equipes da Escola de Formação e dos Núcleos de Tecnologia Educacional das Superintendências Regionais de Ensino (NTE/SREs). Ela é ofertada na modalidade de Educação a Distância (EaD). Informações sobre a data de início do curso serão encaminhadas para os e-mails dos inscritos. Clique AQUI para se inscrever.