A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) concluiu, nesta semana, a etapa de apresentação do projeto Mãos Dadas às prefeituras mineiras.

Cerca de 400 municípios participaram dos encontros on-line que começaram a ser realizados em meados de março. Ao todo, 283 prefeitos e 385 secretários municipais se reuniram com a secretária de Estado de Educação Julia Sant’Anna e com representantes da SEE/MG e da Associação Mineira de Municípios (AMM).

Ao longo das sete semanas em que foram realizados os encontros virtuais, Julia Sant’Anna destacou para os representantes municipais as vantagens pedagógicas e financeiras que vão resultar em ganho na qualidade da Educação. “Foi um período importante para apresentar aos prefeitos e secretários de educação dos municípios todos os benéficos que esse projeto leva para a educação. Conseguimos explicar que o Estado dará todo o suporte, não só financeiro mas também pedagógico para que a absorção dos anos iniciais seja exitosa”, disse.

Nesta semana os encontros foram realizados com a participação de municípios das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Curvelo, Pirapora, Campo Belo, Caxambu, Passos e São Sebastião do Paraíso, encerrando o giro por todas as SREs.

Além dos encontros virtuais com a presença da secretária Julia Sant’Anna, os representantes das prefeituras também se reuniam com integrantes das SREs, onde a situação específica de cada município era tratada.

O projeto

A iniciativa, lançada no início do mês de março pelo Governador Romeu Zema e a secretária Julia Sant’Anna, pretende, a partir do apoio e incentivo, que os municípios mineiros ampliem a oferta dos anos iniciais do ensino fundamental nas unidades escolares, conforme prevê a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa ampliação contará com o apoio do Estado para viabilizar a transição. Os recursos para o apoio aos municípios já estão assegurados. Serão investidos mais de R$ 500 milhões no projeto.

O suporte também se estende para a parte pedagógica. A intenção é que o projeto traga a possibilidade da aproximação das decisões pedagógicas e administrativas do município focadas nas verdadeiras necessidades dos alunos de anos iniciais, criando uma unidade pedagógica no ciclo da infância.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 194 visitantes e Nenhum membro online