Servidores efetivos do quadro de magistério da rede estadual de ensino que se inscreveram, no mês de outubro do ano passado, para o processo de remoção regional, estadual e por permuta devem ficar atentos ao cronograma para o processamento da remoção divulgado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

De acordo com instrução encaminhada para as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e unidades escolares, os servidores inscritos para remoção regional, aquela que ocorre entre municípios da área da mesma SRE, terão acesso à lista de classificação por município no dia 20 de maio. No mesmo dia, a partir das 10h, será aberto o período de escolha de vagas. A escolha poderá ser feita até às 17h do dia 23 do mesmo mês. Já a lista de classificação após a escolha da vaga será publicada a partir das 10h do dia 27 de maio.

Os inscritos para a remoção estadual, na qual o servidor concorre às vagas em SREs diferentes da que ele atua, também poderão acessar a lista de classificação por município no dia 20 de maio. Para estes servidores, o período de escolha de vagas será das 10h do dia 01 de junho às 17h do dia 04 do mesmo mês. A lista da classificação após a escolha da vaga será divulgada a partir das 10h do dia 12 de junho.

Já a publicação dos atos dos servidores que solicitaram a remoção por permuta será no dia 1 de junho.

A divulgação das listagens e os processos de escolha de vagas ocorrerão no site www.movimentacao.educacao.mg.gov.br. No mesmo endereço eletrônico é possível acessar também o Manual do Sistema de Movimentação de Pessoal, documento que apresenta instruções sobre o procedimento para escolha de vagas.

Apuração das vagas

A apuração dos cargos vagos existentes para fins de movimentação é realizada excetuando as reservas técnicas, reservas de vagas dos editais de concursos vigentes e a realocação dos servidores excedentes. Para a definição do quantitativo de vagas, a SEE/MG observou o Plano de Atendimento, dados extraídos do Simade e do SISAP e dados inseridos ou confirmados no Sistema de Quadro de Escola e Quando de Horários pelas unidades de ensino.