A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) divulgou, neste sábado (02/10), o resultado final das escolas que foram agraciadas na segunda edição do Prêmio Escola Transformação. Ao todo, foram 350 prêmios distribuídos. A lista final, gerada após análise dos recursos interpostos pelas escolas, foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais deste sábado, na página 12. Clique aqui para conhecer quais são as unidades premiadas.

Nesta segunda edição, os 350 prêmios foram distribuídos para 291 escolas.  Dessas, 237 foram premiadas em apenas um nível de ensino, 49 escolas foram premiadas em dois níveis e 5 agraciadas em três níveis de ensino.

A partir desta segunda edição, as escolas que se destacaram recebem premiações em dinheiro. São R$ 100 mil para cada um dos 350 prêmios, divididos em duas categorias. A categoria 1 é destinada a escolas com maiores pontuações no Índice Escola Transformação (Inest-2), que leva em consideração os resultados da Primeira Avaliação Trimestral e a carga horária e nota dos estudantes, no primeiro bimestre. Nesta categoria, foram 30 prêmios para escolas que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental, 60 para unidades de ensino que oferecem os anos finais do ensino fundamental e outros 60 prêmios para unidades de ensino que ofertam o ensino médio.

Já na categoria 2, foram premiadas as unidades de ensino com maiores variações percentuais positivas entre o Inest 1 – que leva em consideração os resultados da Avaliação Diagnóstica - e o Inest 2. Foram distribuídos 40 prêmios para os anos iniciais do ensino fundamental, 80 para unidades de ensino dos anos finais do ensino fundamental e mais 80 do ensino médio.

Para a execução do recurso recebido, as unidades de ensino contempladas receberão um portfólio de projetos pedagógicos, contendo um conjunto de ações que poderão ser realizadas, de acordo com a legislação vigente, e deverão selecionar, com anuência do Colegiado Escolar, as iniciativas que desejam implementar na escola. O portifólio pode ser acessado através deste link.

A secretária de estado de Educação de Minas Gerais, Julia Sant’Anna, parabeniza todas as escolas premiadas na segunda edição do prêmio, que soma R$ 35 milhões somente nesta etapa. “Nos encontramos de novo então na semana depois do recesso, no dia 21, às 17 horas, nos canais da Secretaria de Educação, em uma live, em que receberemos alguns desses diretores premiados, para ouvir deles as boas práticas e o planejamento para a execução desses recursos. Parabéns, diretores, a gente está muito feliz!”. Confira o vídeo da secretária Julia Sant’Anna publicado nas redes sociais.

O Prêmio

O Escola Transformação é uma iniciativa da SEE/MG que tem como objetivo reconhecer, publicamente, as práticas e experiências exitosas das escolas estaduais no processo de melhoria da qualidade do ensino.

Até o final do ano letivo, será realizada mais uma premiação, reconhecendo as unidades de ensino que obtiverem os melhores resultados e maiores evoluções no Índice Escola Transformação (Inest). São considerados, ainda, a taxa de participação nas avaliações e a utilização, pelos professores, da plataforma online de ensino oficial da SEE/MG, o Google Sala de Aula. A escola reconhecida pode receber de 100 mil a 300 mil reais, dependendo das etapas de ensino premiadas.