Encontro virtual foi realizado na tarde desta quarta-feira (23/9)

23 de Setembro de 2020 ,
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) encerrou, nesta quarta-feira (23/9), a série de encontros virtuais que tiveram por objetivo promover um bate-papo com os gestores das unidades de ensino da rede pública estadual que se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgados na última semana pelo Ministério da Educação (MEC). Nesta quarta-feira, a live “Somos IDEB MG” teve como convidados os diretores das quatro escolas estaduais que alcançaram a maior variação de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019.

O encontro contou com a participação da secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, que parabenizou os gestores pelos resultados. “É uma alegria estar aqui com vocês. Tivemos um salto muito expressivo no IDEB, o maior IDEB de ensino médio da história de Minas Gerais, e uma das grandes comemorações foi o salto em proficiência que a gente conseguiu. Queria parabenizá-los pelo destaque e conquista”.

Durante a live, os gestores destacaram quais elementos foram importantes para que as escolas conquistassem os resultados positivos no IDEB. Para o diretor Edimar Batista de Souza, da Escola Estadual Anita Ramos, em Douradoquara, o pedagógico deve estar em harmonia com os outros aspectos das escolas. “É importante envolver alunos, professores e comunidade escolar. Temos que saber ouvir”, conta.

Ações e iniciativas de destaque

A diretora Nicele Laube Oppe, da Escola Estadual de Pedro Versiani, em Teófilo Otoni, contou que, na unidade de ensino, as ações e as iniciativas são muito bem recebidas. “A escola toda se envolve nos projetos. Tudo é feito em conjunto. É um trabalho em sincronia”. Sobre o resultado no IDEB, a gestora contou que foi muito comemorado. “É um resultado muito importante porque é fruto de muito esforço”, completou.

Geraldo Aquiles Nunes de Oliveira, da Escola Estadual Melquíades Batista de Miranda, em Carmo do Cajuru, destacou que é fundamental a valorização de todos os envolvidos na comunidade escolar. “É uma questão de respeito com o profissional. Além de termos um contato direto com os alunos”.

Já o diretor Geraldo Magella da Silva Pereira, da Escola Estadual São Sebastião, em Sem Peixe, contou que a conquista dos resultados do IDEB foi muito importante para a escola. “A nossa equipe é bem unida e desenvolvemos muitos momentos de diálogo. Também realizamos todas as ações de intervenções pedagógicas propostas pela SEE/MG e isso foi muito importante”.

Quando perguntados qual seria o conselho que dariam para um profissional que também quisesse ser diretor, os gestores foram unânimes em destacar a importância de se ter a comunidade próxima à escola e realizar um trabalho em equipe.

“Reúna com a equipe, procure conhecer a realidade da escola e esteja sempre ao lado deles”, afirmou Geraldo Magella. A diretora Nicele falou que “ninguém trabalha sozinho. É preciso ter a comunidade ao seu lado e um planejamento bem feito”. Já Geraldo Aquiles Nunes de Oliveira ressaltou que “não existe aprendizado sem afetividade” e Edimar Batista de Souza que é “ importante aprender a ouvir alunos e professores e fazer com que eles acreditem que são capazes”, finalizou.

Os gestores também destacaram a importância das lives para a troca de experiências entre eles. A secretária Julia Sant’Anna concordou com a necessidade de novos encontros virtuais.


Encontros disponíveis no canal do youtube da SEE/MG

live de hoje faz parte de uma série de encontros virtuais realizados com os gestores das escolas estaduais que se destacaram no IDEB. A primeira, que aconteceu na segunda-feira (21/9), contou com a participação dos diretores do ensino médio e anos finais do ensino fundamental que tiveram as maiores notas do índice em Minas. Já a segunda, realizada na terça-feira (22/9), apresentou as maiores variações no IDEB. E a desta quarta-feira (23/9) trouxe as unidades de ensino que se destacaram na variação do Saeb. As lives estão salvas na página oficial do youtube da SEE/MG. Clique aqui para acessar.

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 89 visitantes e Nenhum membro online