Avaliação será destinada a verificar a aprendizagem dos estudantes e determinar ações para garantir o aprendizado

25 de Setembro de 2020 ,

Atenção alunos, pais/e ou responsáveis e professores! A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) dá mais um importante passo no desenvolvimento do ensino durante o Regime de Estudo não Presencial. A partir do próximo dia 05 de outubro, os alunos da rede estadual vão passar pela Avaliação Diagnóstica para verificar a aprendizagem. A avaliação diagnóstica não tem como objetivo a atribuição de notas aos estudantes. O objetivo é identificar dificuldades de aprendizagem que precisam ser superadas. A avaliação será aplicada aos estudantes da rede do 2º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e estará disponível de forma on-line, via aplicativo Conexão Escola.

Para os estudantes que não tem acesso à internet, as escolas disponibilizarão a Avaliação Diagnóstica impressa. Da mesma forma como já é feito com a entrega dos PETs impressos, os alunos já identificados pelas unidades de ensino receberão o teste em casa.

A Avaliação Diagnóstica será feita considerando o conteúdo do Plano de Estudos Tutorado (PET), apostilas que são a principal ferramenta do Regime de Estudo não Presencial, que vem sendo utilizados desde maio. A partir dos resultados, cada estudante terá acesso a um Plano Individual de Estudos que trará indicações de materiais de revisão ou aprofundamento das matérias abordadas e poderá ser usado pelos professores para determinar atividades para a turma e individuais.

De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Faria, a avaliação é mais um dos instrumentos que serão utilizados para determinar as ações pedagógicas. “Os nossos alunos serão assistidos de acordo com suas habilidades e nos conteúdos que apresentarem alguma dificuldade. Por isso, a importância da participação de todos os estudantes, do ensino fundamental e do médio, para as ações sejam precisas”, ressalta.

Os resultados da avaliação digital começam a ser gerados 24 horas após a conclusão do teste e estarão disponíveis para o estudante no próprio aplicativo. No caso das avaliações impressas, os resultados serão informados pela escola após a correção. A avaliação estará disponível para realização pelo aplicativo no período de 5 a 7 de outubro para os estudantes do Ensino Médio. Após esse período serão aplicadas aos estudantes do Ensino Fundamental em datas a serem divulgadas pela SEE/MG.