Professora Juliana de Andrade Santiago, da EE Firmino Costa - Lavras, ficou entre os finalistas do prêmio Educador Nota Dez

Em 2018, a professora de química Juliana de Andrade Santiago, da E.E. Firmino Costa, em Lavras-MG, ficou entre os 40 finalistas do prestigiado prêmio Educador Nota Dez, uma realização da Fundação Victor Civita em parceria com a Fundação Roberto Marinho e outras instituições.

 

Junto ao subgrupo Pibid-UFLA (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-Universidade Federal de Lavras, MG), em parceria com outros professores e com apoio da direção da escola, a professora desenvolveu uma sequência didática interdisciplinar para a abordagem do tema "Energia", enfatizando conteúdos sobre "Eletroquímica" para alunos do 2º ano do Ensino Médio. Foram utilizadas distintas metodologias: experimentação investigativa utilizando materiais de baixo custo, rodas de conversa, aulas teóricas (material expositivo), além da análise dos conhecimentos prévios dos alunos utilizando o jogo de cartas "Química e Ação" e apresentações teatrais como método de avaliação.

 

Ainda como resultado da premiação e por sua atuação em sala de aula, a professora foi contemplada com um passaporte vip para participar de uma das maiores feiras de tecnologias do mundo, em São Paulo, e pode participar do “bate-papo” com o ex-presidente americano Barack Obama, de palestras ministradas por Ricardo Amorim, Maurício de Sousa, entre outros.

 

No evento, as primeiras fileiras foram reservadas para Professores, entre eles vencedores e finalistas do Prêmio Educador Nota 10, que foram homenageados com uma salva de palmas por mais de 10 mil pessoas presentes no auditório.

 

“Foi muito importante participar de um evento como esse, fiquei muito honrada com o convite e com a linda homenagem. É muito gratificante ser reconhecida por um trabalho que faço com tanto amor e dedicação, com o apoio da equipe escolar. Espero poder compartilhar essa experiência com os meus alunos e colegas professores, para que resgatem seus ânimos e, juntos, possamos fazer o melhor pela educação, acredito que esse seja o melhor caminho! Vejo que a valorização do professor é essencial nesse processo!”

 

Após relatar suas experiências, a professora chamou a atenção da jornalista e apresentadora de Mariana Ferrão, que estabeleceu contato com a mesma. A jornalista gentilmente gravou um vídeo parabenizando a professora e proferindo palavras inspiradoras e motivacionais. Juliana espera ainda utilizar o vídeo nos próximos projetos, para que os alunos se motivem e despertem para os sonhos e propósitos de vida.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 220 visitantes e Nenhum membro online