A Controladoria-Geral da União (CGU) realiza anualmente o Concurso de Desenho e Redação, que visa despertar nos estudantes o interesse por temas como controle social, ética e cidadania, por meio da reflexão e do debate desses assuntos nos ambientes educacionais, na família e na comunidade.

As inscrições estão abertas para a 11ª edição no Concurso de Desenho e Redação. Com o tema “Faça o que é certo, ainda que ninguém veja!”. Na categoria desenho, podem participar alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Enquanto na categoria redação, podem participar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, incluindo alunos matriculados na modalidade jovens e adultos (EJA). O concurso é aberto a estudantes de escolas públicas e privadas do país. Mais informações podem ser obtidas no regulamento do concurso.

Para se inscrever, as escolas devem acessar o portal da Educação cidadã da CGU (https://educacaocidada.cgu.gov.br/programas/desenho-redacao)  e preencher a ficha de inscrição e os formulários de realização dos trabalhos.

As escolas que elaborarem e puserem em prática estratégias de sensibilização e mobilização dos alunos em torno do tema do concurso também poderão concorrer ao título de Escola-Cidadã, tendo como premiação um computador e um certificado.

Ulisses Carolino Pimenta - ANE - SRE - CAMPO BELO