A Sala de Recursos da Escola Estadual Padre Américo, em funcionamento desde 2018, prepara os alunos com necessidades especiais para desenvolverem habilidades e utilizarem instrumentos de apoio que facilitem o aprendizado nas aulas regulares.

Cada aluno tem um plano pedagógico exclusivo. Para elaborar esse planejamento, a profissional da sala de recursos, professora Lívia Teixeira de Sousa, trabalha em parceria com os professores da sala regular, diagnosticando quais as necessidades de cada um.

Em 2018, além das atividades rotineiras, foi desenvolvido o Projeto “Café com Poesia”, em que os alunos desenvolveram diversas atividades, tiveram contato com vários textos deste gênero literário e culminou com um café e bate papo com nosso poeta da cidade, Sr. Ozanam Almeida. Também foi trabalhado o Projeto Maratona do Conhecimento junto com os professores de Matemática, Educação Física, História, Arte e PUBs.

No primeiro semestre de 2019 já foram trabalhados dois projetos: Roda de Música e Cordel na Escola. No Projeto Roda de Música os alunos tiveram contato com músicas variadas e apresentação da professora de Música Camila Simplício, que cantou e esclareceu as dúvidas, encantando a todos com sua presença. O Projeto Cordel na Escola, além de trabalhar os aspectos literários deste gênero textual, buscou trabalhar o projeto Candeias Mais Limpa, através do reaproveitamento de bandejas de isopor para confeccionar as xilogravuras que ilustraram os trabalhos dos alunos.

Todas as datas comemorativas são trabalhadas.

A Educação Especial e Inclusiva da Escola Estadual Padre Américo tem se destacado por promover a inclusão nos espaços sociais e escolares, garantir o desenvolvimento pessoal, cognitivo e emocional.