O Núcleo de Tecnologia Educacional conforme MEC/FNDE

Conforme carta de "Caracterização e Critérios para Criação e Implantação" do Ministério da Educação MEC, o Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE é a estrutura descentralizada, de nível operacional, do Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo, vinculada a uma secretaria estadual ou municipal de educação e especializada em tecnologias de informação e comunicação (TIC) aplicada à educação, cumprindo as seguintes funções:

• Capacitar professores e técnicos das unidades escolares de sua área de abrangência;
  • Prestar suporte pedagógico e técnico às escolas (elaboração de projetos de uso pedagógico das TIC, acompanhamento e apoio à execução, e atividades relacionadas);
  • Realizar pesquisas e desenvolver e disseminar experiências educacionais;
  • Interagir com as Coordenações Regionais do ProInfo e com a Coordenação Nacional do Programa no Ministério da Educação - MEC, no sentido de garantir a homogeneidade da implementação e o sucesso do Programa.
  • Documentos ProInfo:

- Decreto 6300 de 12 dezembro de 2007

- Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997

Acesse a carta de Caracterização e Critérios para Criação e Implantação completa.

O Núcleo de Tecnologia Educacional em Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEEMG,  publicou em 16 de maio de 2016 a Resolução SEE 2972/2016 que estabelece as diretrizes, atribuições e vinculação dos Núcleos de Tecnologia Educacional dentro da estrutura organizacional das Superintendências Regionais de Ensino do Estado de Minas Gerais e as atribuições das funções de Técnicos dos Núcleos de Tecnologias Educacionais.

Resolução 2363 de 01 de Agosto de 2013 - que trata dos critérios para exercício da função de Coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional.

São funções do NTE, a do Pedagógico e Suporte Técnico:

• Fomentar nas Escolas e na Superintendência Regional de Ensino a utilização intensiva das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICs como fator preponderante para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem, por meio de prospecção, monitoramento, apoio e controle das atividades realizadas nas escolas, de capacitação de docentes, pessoal administrativo, técnico e discentes.
  • Manter os equipamentos de informática em funcionamento adequado e constante no âmbito das Escolas e da SRE, por meio de intervenções técnicas preventivas e corretivas e/ou de orientação, acompanhamento, apoio e gerenciamento de eventuais serviços de terceiros.
  • E atender as Secretarias Municipais de Educação, no tocante ao uso das TDICs, quando e mediante demanda firmada por parcerias entre a SEE-MG/UNDIME-MG/MEC.

Disponível em https://portaldtae.educacao.mg.gov.br/index.php/equipes-nte/sobre-o-nte

O Gabinete tem por finalidade mediar os processos de trabalho da regional para o cumprimento de suas competências e atribuições  em articulação com a Diretoria de Administração Financeira - DAFI, Diretoria de Pessoal - DIPE, Diretoria Educacional - DIRE, Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE e Serviço de Inspeção Escolar com o apoio do Gabinete e Subsecretarias da SEE/MG.

Inspetoria

Núcleo de Tecnologia Educacional

NOSSA MISSÃO

Promover a oferta de uma educação de qualidade social, em consonância com as Diretrizes Estadual e Nacional, que contribua para a redução das desigualdades educacionais na região.

NOSSA VISÃO

SER uma SRE inovadora, proativa e competente, através do aprimoramento contínuo e da valorização dos atores educacionais.

NOSSOS VALORES

- Gestão compartilhada;

- Tempestividade;

- Espírito de equipe;

- Ética;

- Inclusão;

-Respeito à diversidade;

-Cordialidade e alegria.

Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb

Conselho Estadual de Alimentação Escolar - CAE

Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais - CEE

• Comissão de Ética

Sua função é desenvolver ações de apoio técnico e administrativo, conforme solicitações da Comissão de Ética da SEE-MG. É formada pelas seguintes servidoras:

• Jussara Aparecida de Carvalho Pereira
  •  Elvânia Alvarenga Santos Cardoso

• Comissão Processante

Sua função é apurar ilícitos na conduta dos servidores e iniciar processos administrativos no âmbito da SRE e das escolas. É formada pelos seguintes servidores:

• Christiane de Figueiredo Siqueira Campos
  • Célio João Costa
  • Hélder Sena de Sousa

• Comissão de Conciliação

Sua função é atuar na busca de soluções não contenciosas para os casos de assédio moral, no âmbito da Superintendência Regional de Ensino. É formada pelos seguintes servidores:

• Elvânia Alvarenga Santos Cardoso

SÃO FRANCISCO DE PAULA

Presidente: Simone Ribeiro Avelar

Representante da SRE: Elaine Maria Araújo Freire

O protocolo da SRE/Campo Belo está funcionando de segunda à sexta das 08 as 17 horas.

Telefone: (35) 3831 9155.

Observação: devido à pandemia da COVID-19, recomendamos que o envio de documentos seja feito através de e-mail aos setores responsáveis, somente protocolando documentos físicos quando se fizer muito necessário.