O resultado da primeira fase do prêmio “Escola Transformação”, com as escolas que mais se destacaram neste primeiro momento da premiação instituída pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), será divulgado no dia 8 de julho.

A informação foi anunciada pela secretária de Educação, Julia Sant’Anna, em vídeo publicado nas redes sociais da SEE/MG nesta quinta-feira (17/6), que também aproveitou para estimular os professores da rede a utilizarem o aplicativo Conexão Escola 2.0 no desenvolvimento das atividades remotas. Lançado em março, o prêmio tem como objetivo reconhecer, publicamente, as práticas e experiências exitosas das escolas estaduais no processo de melhoria da qualidade do ensino. Haverá três premiações ao longo do ano, a primeira por meio de certificação e as demais envolvendo valores financeiros.

Neste primeiro momento da premiação, serão reconhecidas as escolas que apresentarem os maiores percentuais de participação na Avaliação Diagnóstica, realizada nos meses de março e abril, e os maiores percentuais de utilização pelos professores, neste mês de junho, das funcionalidades das ferramentas Google oferecidas pela Secretaria. Por isso, segundo Julia, é muito importante que os gestores escolares reforcem o uso do aplicativo e incentivem que professores e alunos estejam conectados com as propostas da SEE/MG.

O Prêmio

Serão distribuídos até 900 prêmios ao longo do ano, totalizando 90 milhões de reais. A segunda premiação, prevista para agosto, contará com até 300 prêmios de R$ 100 mil para cada escola vencedora. Já na terceira fase, que acontece em novembro, as escolas premiadas receberão até 200 mil reais.Nessas fases, os requisitos avaliados serão o desempenho nas Avaliações Diagnóstica e Trimestrais, e as notas e a frequência lançadas no DED.

As escolas premiadas poderão escolher como usar o recurso dentre as opções pedagógicas apresentadas pela Secretaria, como projetos de robótica, cinema e hortas escolares.