Professores que lecionam disciplinas das áreas de Ciências da Natureza e de Matemática e suas Tecnologias e alunos do ensino médio ganharam mais tempo para participar da 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã.

As inscrições para a iniciativa são gratuitas e o prazo para os interessados se cadastrarem foi prorrogado até 19 de julho, pelo site do Prêmio.

Para participar é necessário formar equipes, de 3 a 5 participantes, que devem desenvolver projetos que enfatizem o uso desses campos do conhecimento para diagnosticar demandas reais e apresentar respostas que melhorem a qualidade de vida das pessoas.

A premiação tem foco na abordagem STEM como inspiração para despertar o interesse dos estudantes por essas áreas do conhecimento, de modo que as carreiras científicas e tecnológicas estejam entre seus possíveis projetos de vida.

A abordagem STEM – sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) – parte de um desafio ou problema que possibilita múltiplas soluções ou respostas. Nessa abordagem, o ensino de Ciências encontra suporte nas Tecnologias, nos processos das Engenharias e na aplicação da Matemática para solucionar problemas reais em situações concretas de forma inovadora.

Como participar

Para participar, o professor orientador deve inscrever a ideia do projeto da equipe. Os docentes inscritos serão convidados a participar de um webinar sobre prototipagem e, nas etapas seguintes, as equipes semifinalistas e finalistas terão o apoio de mentores para desenvolver os projetos.

O professor orientador pode contar com um professor parceiro de outra área do conhecimento – Ciências Humanas e suas Tecnologias ou Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – para apoiar a equipe em seu projeto.

Estudantes, docentes e escolas responsáveis pelos projetos serão contemplados com certificados e prêmios, conforme cada etapa de seleção.

Interessados devem acessar o regulamento para verificar as regras e pré-requisitos. O prazo termina no dia 19 de julho. Os vencedores serão conhecidos em novembro, mas até lá, o projeto terá que passar por etapas, inclusive de voto popular.

Para acessar o regulamento e fazer a inscrição basta clicar aqui.

O Prêmio

O Prêmio Respostas para o Amanhã é realizado no Brasil desde 2014, com coordenação geral do CENPEC Educação - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Em sua oitava edição, a iniciativa busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas.