A criatividade dos professores e das escolas durante o Regime de Estudo não Presencial é um capítulo de sucesso na iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Nas unidades de ensino que trabalham com a Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), ações propostas ajudam no alcance desse objetivo.

Na Escola Estadual Dr. Cícero Ferreira, em Santo Antônio do Amparo, na Região Centro-Oeste do estado, o pensamento da equipe foi aproximar o máximo possível dos alunos e das famílias durante o período das aulas remotas. Para isso, uma das estratégias desenvolvidas foi a criação de um programa que passou a ser veiculado na rádio da cidade. De acordo com a professora de língua portuguesa e coordenadora da ação na unidade de ensino, Aline Dutra Siqueira, a atração, batizada de “Sintonize na Cícero”, foi pensada inicialmente para ajudar a preencher a lacuna de contato com as famílias que moram mais distantes. Mas a ação caiu nas graças da comunidade escolar e se tornou sucesso de audiência e virou até podcast.

Desenvolvido na escola desde o ano passado, o programa servia como ponte para as estratégias pedagógicas desenvolvidas. “A programação de temas era de acordo com a agenda da escola. Então a gente tratava da entrega do PET (Plano de Estudo Tutorado), do Kit merenda”, contou. Mas, a ação ia além: “A princípio, pensamos que nem todo mundo tinha acesso à internet. Nossa intenção principal era levar informação até a zona rural, onde a rádio chega bem. Mas a gente se surpreendeu com o resultado”, completou.

Ainda de acordo com Aline, os alunos passaram a acompanhar a programação e a sempre esperar as informações. “Todas as ações da Gide na escola são interligadas. Então a gente divulgava a gincana e tudo relacionado com as iniciativas”. A professora contou também que a equipe percebeu o envolvimento dos alunos que ficaram mais participativos e empolgados para realizar as tarefas. “É muito positivo, os alunos acompanhavam para saber os resultados, as agendas. A gente sentia que eles ouviam. É uma experiência muito positiva”.

Inicialmente, o Sintonize na Cícero era transmitido ao vivo, mas acabou transformado em podcast, publicado semanalmente pela equipe de professores da escola. A intenção agora é que os alunos passem a fazer parte do programa também.

GIDE no Estado

Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, e, neste ano de 2021, está sendo desenvolvida em 1009 unidades de ensino.