Desde o dia 14 de junho, escolas da rede estadual de ensino estão retomando as atividades pedagógicas presenciais.

O retorno acontece em unidades que ofertam do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, localizadas em municípios em onda verde ou amarela do Plano Minas Consciente e que a prefeitura não apresentou nenhuma restrição. Esse retorno foi planejado e organizado de forma cuidadosa e as escolas foram preparadas, cumprindo todos os protocolos sanitários, para garantir a segurança dos estudantes e funcionários. Para auxiliar a comunidade escolar a conhecer ainda mais os documentos orientadores sobre a retomada e se sentirem mais seguros e confiantes nesse processo, o site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br ganhou uma nova aba.

No espaço “Retomada das Atividades Presenciais” é possível acessar, de forma rápida, os protocolos sanitários, o “Guia Prático de Acolhimento”, a resolução que instituiu o ensino híbrido nas escolas da rede estadual de ensino, além de vídeos e cartilhas. Clique AQUI para acessar a aba.

O “Estude em Casa” é um portal da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que reúne informações referentes ao Regime de Estudo na Presencial, implementado no estado devido à pandemia da Covid-19. Nele, é possível acessar e baixar gratuitamente os Planos de Estudos Tutorados (PETs), a programação semanal do “Se Liga na Educação” - que é transmitido pela Rede Minas -, a versão web do aplicativo Conexão Escola, entre outros materiais.

Retomada da Atividades Presenciais

Com a retomada das atividades presenciais, está sendo ofertado aos estudantes mineiros o ensino híbrido, ou seja, com alternância entre o atendimento presencial e o remoto. As atividades pedagógicas presenciais serão ministradas com o objetivo de fortalecer a aprendizagem de acordo com a necessidade da turma. A participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias.

Importante destacar que o Regime de Estudo não Presencial segue sendo ofertado. Os estudantes continuam recebendo os PETs, acompanhando as teleaulas do programa Se Liga na Educação e com acesso ao aplicativo Conexão Escola para a realização das atividades remotas. Além disso, a carga horária e frequência dos estudantes continuam a ser contabilizadas por meio dos PETs e das atividades complementares elaboradas pelo professor.

Para que o retorno aconteça com toda segurança que o momento exige, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza.