Uma ação realizada pelas analistas educacionais responsáveis pela Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE) na Superintendência Regional de Ensino de Curvelo tem levado, para os profissionais que atuam nas unidades de ensino, formação e troca de experiências.

Chamado de “Gotas de Conhecimento”, o projeto teve início em abril deste ano e entre os temas já discutidos está o uso de algumas plataformas tecnológicas durante o Regime de Estudo não Presencial.

“O nosso foco é instrumentalizar as especialistas de educação para que elas possam, cada vez mais, apoiar os professores. Como atualmente estamos no ensino remoto, as formações estão mais focadas em temas ligados a essa realidade”, destaca a analista educacional e multiplicadora da GIDE, Paula de Brito Pereira Horta. Também participa do projeto, a analista educacional Rejanne Guimarães Sampaio.

O projeto acontece durante as reuniões virtuais da GIDE, que são realizadas, geralmente, de 15 em 15 dias. Em cada encontro, um dos participantes pode levar um pouquinho do seu conhecimento. “Queremos discutir um tema de cada vez. São formações curtas e que possam refletir na realidade do profissional”, afirma Paula.

A especialista da Escola Estadual Carlos Alexandre de Oliveira, em Três Marias, Sabrina Suelen Santos Tonelli, lista alguns ensinamentos que o “Gotas de Conhecimento” já trouxe. “Está sendo muito importante. Já tivemos acesso a jogos de interação e aprendemos a usar algumas ferramentas. Tem tido um efeito muito positivo e complementado no trabalho”.

GIDE no Estado

Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, e, neste ano de 2021, está sendo desenvolvida em 1009 unidades de ensino.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 48 visitantes e Nenhum membro online