Minas Gerais está ampliando cada vez mais o número de escolas da rede pública estadual de ensino autorizadas a retomar as atividades pedagógicas presenciais. A partir desta segunda-feira (5/7), educadores de mais de mil unidades de ensino em todo o estado estão participando do acolhimento presencial e preparação para o retorno dos estudantes para as salas de aula, o que acontece na próxima segunda-feira (12/7).

Em Belo Horizonte, que atualmente encontra-se nos parâmetros da onda vermelha, nesta segunda-feira, os professores do 1º ao 5°º ano do ensino fundamental já estão nas escolas. Na Escola Estadual Madre Carmelita, o diretor André Segala destaca que a organização da unidade de ensino para receber tanto os professores quanto os alunos. “Foi uma coisa bem preparada, instruída e acompanhada. O resultado está aí: a escola preparada e tudo dentro dos protocolos”.

O gestor também destaca que, com o acolhimento, os profissionais estão mais tranquilos para a volta presencial. “Os professores não estavam vindo até a escola, então quando chegaram aqui e viram tudo que fizemos eles ficaram mais tranquilos e estão na expectativa para o retorno dos estudantes”, afirma.

O retorno seguro, gradual, híbrido e facultativo faz com que a professora do 4º ano do ensino fundamental, Tatiana Araújo Quintão Saldanha, tenha uma expectativa positiva para a retomada. “Muitas crianças estão passando por períodos vulneráveis e eu acho positivo essa retomada. Senti segurança nos protocolos e pude perceber que estão bem alinhados com as outras redes. Não estou vendo diferença entre rede estadual, particular ou municipal”, conclui.

Já no município de Muriaé, são os professores do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio que estão participando do acolhimento. Na Escola Estadual Professor Orlando de Lima Faria Malafaia, a professora de geografia e sociologia, Maria de Lourdes Lima Malafaia, conta como foi voltar para a escola. “Conversamos entre nós professores e com a gestão. Recebemos orientações e aproveitamos o nosso tempo para pensar o planejamento e acolhida dos alunos na próxima semana e quais as metodologias que poderemos usar”.

A educadora também destaca a importância da retomada das atividades presenciais para os estudantes. “A escola está em condições de receber os alunos. Queremos que volte e eu acredito que tem que voltar. Não podemos continuar dessa forma. Principalmente para aqueles estudantes que não têm acesso à internet em casa”, ressalta Maria de Lourdes.

Cenários

A retomada das atividades presenciais nas escolas estaduais acontece em três cenários. O primeiro deles é em escolas localizadas em municípios em onda vermelha do Plano Minas Consciente e que não há impedimento por parte das prefeituras. Nesses locais, está autorizado o retorno das atividades nos anos iniciais do ensino fundamental – 1º ao 5º ano. Os estudantes retornam para a escola na próxima segunda-feira (12/7).

Outra situação, são de unidades de ensino em que a retomada dos anos iniciais do ensino fundamental já ocorreu, pois já estavam nas ondas amarela ou verde, e que, a partir de hoje, começam a realizar o acolhimento com os professores do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Já os alunos desses anos de escolaridade chegam em 12 de julho. Os anos iniciais que já fizeram a retomada seguem com a mesma dinâmica que vinha sendo adotada.

Por fim, o terceiro cenário é dos municípios que estavam em onda vermelha, antes desta alteração, e que, portanto, ainda não fizeram a retomada, mas que agora evoluíram para as ondas amarela ou verde. Nesses casos, as unidades de ensino ficam autorizadas a começar o acolhimento dos anos iniciais e do 9º ano do ensino fundamental, e também do 3º ano do ensino médio. Sempre começando com o recebimento dos professores e, na semana seguinte, a partir de 12 de julho, dos alunos.

Ensino híbrido

No modelo de ensino híbrido implementado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), há alternância entre o atendimento presencial e o remoto. Em uma semana os estudantes participam de atividades na escola e na semana seguinte, as unidades de ensino não têm atividades presenciais e os professores fazem o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais e assim por diante. Todas as escolas aplicaram um checklist criterioso para o cumprimento dos protocolos sanitários, garantindo o distanciamento necessário, os cuidados com a limpeza do local e a disponibilização de itens de proteção individual, limpeza e higiene.

As atividades pedagógicas presenciais estão sendo ministradas com o objetivo de fortalecer a aprendizagem de acordo com a necessidade da turma. Durante as atividades presenciais, o estudante tem a oportunidade de interagir e compartilhar os conhecimentos alcançados durante o Regime de Estudo não Presencial e obter suporte pedagógico para desenvolver as habilidades ainda não consolidadas. Mesmo com as atividades presenciais, o Regime de Estudo não Presencial continua sendo ofertado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) aos estudantes.

Escolas autorizadas a retomar as atividades

Sempre que alunos, pais e/ou responsáveis precisarem verificar quais unidades de ensino estão com as atividades presenciais autorizadas, basta acessar o site da SEE/MG: www.educacao.mg.gov.br. Na aba destinada à retomada está disponível a listagem de municípios e escolas autorizadas a retomar as atividades pedagógicas presenciais. É importante lembrar também que o contato com a direção da escola é fundamental para todos os esclarecimentos necessários.

Clique aqui para acessar a lista.

Foto de capa: EE Professora Maria Corrêa Coutinho,em Ouro Branco/SRE Conselheiro Lafaiete