Em Minas Gerais, o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) é uma proposta que amplia as possibilidades de aprendizado para os jovens que estão no ensino médio.

Nas aulas, os estudantes podem, por exemplo, realizar atividades integradoras que auxiliam na construção do seu projeto de vida, aprendem técnicas de estudos e vivenciam atividades que promovem o protagonismo.

“A iniciativa possibilita ao estudante uma formação interdimensional. O projeto de vida dos jovens assume a centralidade do projeto escolar, a premissa do protagonismo é amplamente fomentada para que os estudantes se formem sujeitos históricos atuantes em sua sociedade. Buscamos, além do protagonismo, a excelência acadêmica e o desenvolvimento das competências para o século XXI. É uma educação transformadora , para a construção de um mundo melhor”, destaca a coordenadora do EMTI na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Claudia Maria da Silva Lobo.

Desde o início desta gestão, a SEE/MG vem investindo na expansão da educação integral no ensino médio. De 78 unidades em 2019, saltou para 391 em 2021, e com previsão de expandir para um maior número de escolas em 2022. As unidades de ensino que ofertam a iniciativa estão localizadas em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e ofertam mais de 59 mil vagas.

Do total de escolas EMTI, 63 ofertam cursos técnicos. Há no estado diferentes opções de cursos: Açúcar e Álcool; Agroecologia; Agronegócio; Agropecuária; Celulose e Papel; Desenvolvimento Cultural; Desenvolvimento de Sistemas; Eletroeletrônica; Eletrônica; Informática; Logística; Mecânica; Química; Segurança do Trabalho; e Transações Imobiliárias.

Conheça algumas ações do EMTI

Clubes de protagonismo: os estudantes podem se organizar em grupos para pensar projetos de interesse e colocá-los em prática. Nos Clubes de Protagonismo, o grupo pode liderar atividades culturais, práticas esportivas ou até organizar alguma iniciativa que melhore a rotina da escola.

Projeto de Vida: os estudantes têm a oportunidade de pensar para além do ensino médio. Com o apoio dos professores ele pode trazer metas e um caminho a ser seguido após a conclusão do 3º ano.

Eletivas: é possível escolher algumas atividades interdisciplinares e que dão uma mudada na rotina. Perfeito para experimentar novos ares.

Tutoria: cada turma recebe a tutoria de um professor para acompanhar os estudantes, trocar uma ideia e pensar junto sobre seu desenvolvimento.

Quero integral

Para que pais e responsáveis, alunos e professores possam ter mais informações sobre o Ensino Médio Integral é só acessar o site querointegral.com.br/MG. Na página, é possível, por exemplo, acessar a lista de unidades de ensino mineiras que ofertam a iniciativa, algumas perguntas e respostas e como funciona o EMTI.