A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em parceria com a Defensoria Pública de Minas Gerais, está ofertando para servidores das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) uma formação sobre mediação escolar e convivência cidadã. A formação faz parte do projeto MESC - Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar - “Paz em Ação”.

Até o final do ano, serão formadas quatro turmas, em cada uma delas participa um grupo de servidores. A primeira turma iniciou o curso nesta quinta-feira (12/08). O tema da formação é “Iniciação à mediação escolar e convivência cidadã” e será ministrado pela defensora pública Francis Coutinho.

A formação é dividida em cinco temas referentes à mediação escolar: Características e especificidades da mediação escolar; Momentos de possível utilização; Elementos necessários para elaboração de um projeto; Implementação e Monitoramento; e Prática do MESC e avaliação para formação de indicadores.

Nos encontros virtuais, são oferecidas informações básicas sobre a educação em mediação, enquanto método adequado de solução de conflitos nas instituições de ensino. Após a formação, os participantes atuarão como multiplicadores em mediação para a construção, nas unidades de ensino, de um projeto de Mediação Escolar, que terá como foco o desenvolvimento do conceito de paz na escola e do diálogo colaborativo no ambiente escolar.

A parceria entre a SEE/MG e a Defensoria Pública de Minas Gerais para a realização do Projeto MESC existe desde 2012.