Algumas das formas de conseguir confiança passam pela transparência e comunicação diretas e bem-feitas. Essas duas qualidades estão presentes nas estratégias de retorno presencial durante o ensino híbrido na Escola Estadual Dona Francisca de Oliveira, em Pompéu, na Região Central de Minas.

Com a ajuda da equipe da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), os profissionais da unidade de ensino desenvolveram a cartilha para a volta das atividades presenciais e organização do espaço. Resultado: alunos mais conscientes e cientes dos cuidados e famílias mais confiantes para encaminhar os estudantes, com todos seguindo à risca os protocolos sanitários.

A nova realidade de distanciamento, provocada pela pandemia de Covid-19, levou ao ensino remoto e também traz novos comportamentos no ensino híbrido. De acordo com a diretora da escola, Letícia de Campos Correia, os cuidados começaram bem antes, quando eles entenderam a necessidade de um ambiente escolar mais adequado e organizado para a aprendizagem. Pensando na volta presencial, foi desenvolvido o material que, de forma lúdica, faz com que os alunos entendam perfeitamente que o papel de cada um contribui para que todo mundo fique bem.

Ainda de acordo com Letícia, as regras sanitárias foram os conteúdos usados. “O material foi todo dentro do protocolo, usamos os pontos mais importantes para fazer as orientações para os alunos e as famílias e mostrando como está sendo feito o retorno”, contou. A diretora destaca que as apostilas foram encaminhadas aos alunos no formato digital e também de forma impresa. Outra forma de deixar todos sempre bem informados é com painéis espalhados pelo espaço da escola.

Ainda segundo a diretora Letícia, o tempo que estamos vivenciando a pandemia deixou os estudantes mais atentos. “Os alunos levaram para casa, disponibilizamos nos grupos. Então, todos estão sabendo o distanciamento. Quando chegam já mostram o bracinho para medir a temperatura, todos sabem todo o comportamento que é preciso”, contou.

Famílias envolvidas

A diretora da Escola Estadual Dona Francisca de Oliveira contou que o comportamento dos alunos, ajudados e mais esclarecidos com a cartilha, tem refletido nas famílias. Ela observa que a consciência dos alunos demonstra que eles estão levando os protocolos de segurança para a convivência além das salas de aula. “A gente vê que eles estão fazendo direitinho e, com certeza, estão levando para os pais. As famílias também estão usando o material para entender os protocolos e até autorizar o retorno presencial. Eles sentiram confiança na escola, e, por isso, cada dia a quantidade presencial vem aumentando”, comemorou Letícia de Campos Correia.

Cartilha

Na cartilha, a personagem Francisca, em referência ao nome da escola, fala aos alunos da importância de manter o distanciamento, de não compartilhar os materiais escolares e higienizar com álcool em gel. Além disso, dá dicas de como organizar o material para deixar a mesa em ordem, sobre o uso das máscaras e como armazená-las, entre outras coisas. Há também informações como a necessidade da continuidade do uso do Plano de Estudo Tutorado (PET) e da realização das atividades complementares.

GIDE no Estado

Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, e, neste ano de 2021, está sendo desenvolvida em 1009 unidades de ensino.

 

 

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