Estão abertas, até 18 de outubro, as inscrições para o processo de seleção para ingresso na quarta turma do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), exclusivo para professores de Biologia no Ensino Médio da rede pública.

Os professores mestrandos devem continuar ministrando aulas na modalidade durante o curso, para que possam aplicar imediatamente a aprendizagem construída e enriquecer o curso com suas observações.

Coordenado pela UFMG, o Profbio é oferecido em rede, no formato semipresencial, por 18 universidades públicas, federais e estaduais, em 19 campi, distribuídas por todo o território nacional. Clique aqui e confira o edital.

O PROFBIO é um programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. O objetivo é oferecer qualificação profissional de professores de Biologia durante a docência no Ensino Médio da rede pública de ensino do país, visando à melhoria do desempenho do professor em sala de aula, tanto em termos de conteúdo como em relação às estratégias de facilitação do processo de ensino e aprendizagem da Biologia como uma ciência experimental.

Para essa oportunidade, as aulas ofertadas pela UFMG são semipresenciais. A prova, dividida em dois módulos, será realizada no dia 7 de novembro de 2021, no período da tarde. O exame nacional de seleção será feito no modo remoto, usando aplicativo específico. Os candidatos que tiverem sua inscrição homologada terão acesso ao download do aplicativo.

São 50 vagas na UFMG, sendo a seleção nacional dirigida a preencher as 500 vagas oferecidas para todas as universidades participantes. As aulas presenciais serão ministradas nas instituições, em um dia fixo da semana, entre segunda e sábado. O conteúdo on-line é oferecido por meio das plataformas do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da UFMG.