A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) encaminhou para as escolas da rede estadual de ensino a nova cartilha “Cardápios da Alimentação Escolar” para a educação básica, ensino integral e para escolas indígenas e quilombolas.

A publicação do documento tem por objetivo a adequação dos cardápios aos parâmetros estabelecidos na nova resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“O FNDE alterou vários componentes do cardápio, entre eles a quantidade de açúcar. Então tivemos que fazer uma revisão total das cartilhas e aproveitamos para inserir novas preparações”, destaca a diretora de Suprimento Escolar, Valéria Batista Nascimento.

Os novos cardápios foram elaborados pela equipe técnica de nutricionistas do Programa de Alimentação Escolar da SEE/MG. As cartilhas de Ensino Básico, Indígena e Quilombola contêm 98 opções de preparo; já a cartilha do Ensino Integral tem 40 opções de almoço e 32 opções de lanche. Todas as cartilhas apresentam um cardápio variado e equilibrado, estimulando o consumo de frutas e hortaliças e baixos teores de sal/sódio e açúcar.

A última atualização nos cardápios da rede estadual de ensino aconteceu em 2014. Em 2018 foi construída uma cartilha voltada especificamente para o Ensino Médio em Tempo Integral.

A SEE/MG encaminhou para todas as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) um ofício com instruções de utilização das cartilhas. Entre as orientações está a importância da realização do planejamento da alimentação escolar com antecedência. Para a distribuição das preparações ao longo do mês, foi elaborada uma "Matriz de Planejamento dos Cardápios", que traz as preparações divididas por grupos e o número de vezes que cada grupo deverá ser ofertado na semana.

Na organização da matriz de planejamento dos cardápios, a escola deverá levar em consideração a aceitabilidade dos alunos, a sazonalidade, bem como a vocação agrícola da região.

Clique AQUI para acessar os cardápios