A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em parceria com a Defensoria Pública de Minas Gerais, realizou a formação “Iniciação à mediação escolar e convivência cidadã”, ministrada pela defensora pública Francis Coutinho. O curso faz parte do projeto MESC - Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar - “Paz em Ação”, parceria que existe desde 2012.

Ao todo, quatro turmas - com 25 participantes cada -, participaram da formação. Todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) indicaram dois analistas para a oportunidade. Para a analista de educação Nelma Lúcia Garcia, da SRE Metropolitana B, o MESC é uma “proposta de excelência”. Segundo ela, a proposta aplicada na escola, com os estudantes, professores e servidores, tem reflexo em toda a comunidade. “Com as ações sugeridas no curso dá para colocar uma ação mediadora nas escolas, nas nossas vidas, e também em todo lugar. Tudo que é feito na escola se espalha pela sociedade”, disse.

Nos encontros virtuais, foram oferecidas informações básicas sobre a educação em mediação, enquanto método adequado de solução de conflitos nas instituições de ensino. Após a formação, os participantes atuarão como multiplicadores em mediação para a construção, nas unidades de ensino, de um projeto de Mediação Escolar, que terá como foco o desenvolvimento do conceito de paz na escola e do diálogo colaborativo no ambiente escolar.

Ao final da formação, os cursistas preencheram um questionário de feedback, no qual foi possível manifestar interesse em articular, junto a Defensoria Pública de Minas Gerais, ações voltadas para mediação escolar e convivência cidadã. Na SEE o contato pode ser feito junto a Coordenação de Temáticas Especiais e Transversalidade Curricular, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..