Em 2022, os estudantes do 1º ano do ensino médio irão encontrar uma proposta pedagógica educacional diferente. Será implementado nas escolas de todo o país, o Novo Ensino Médio.

Em Minas Gerais, os profissionais já estão se preparando e, nesta quarta-feira (24/11), o Governo de Minas, em parceria com o Instituto Iungo, lança uma plataforma que irá potencializar a formação dos educadores: o Programa Nosso Ensino Médio. Durante o evento também será feita uma homenagem aos professores, gestores e técnicos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que participaram da Pós-Graduação Aprendizagem Criativa.

O Programa Nosso Ensino Médio consiste em uma plataforma onde estão disponíveis cursos para professores de toda rede, que atuam nessa etapa de ensino. Em Minas Gerais, a ferramenta está sendo implementada por meio de acordo de cooperação firmado entre a SEE/MG e o Instituto iungo e visa promover o desenvolvimento profissional de professores e gestores de escolas da rede estadual de ensino e a implementação do Currículo Referência de Minas Gerais, envolvendo as 47 Superintendências Regionais de Ensino.

Desenvolvido pelo Instituto Iungo, Instituto Reúna e Itaú Educação e Trabalho, o Nosso Ensino Médio é um programa de formação continuada totalmente gratuito. O programa apresenta trilhas de aprendizagem online e autoinstrucionais e também materiais de apoio para formações mediadas por formadores.

Pós-Graduação Aprendizagem Criativa
Nesta quarta-feira (24/11), 42 professores, Especialistas da Educação Básica, gestores, vice-diretores e servidores da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B, que participaram do curso de Pós-Graduação Aprendizagem Criativa, serão homenageados pelo Governo de Minas.

Os profissionais pertencem a sete escolas da rede estadual de Minas Gerais: EE Odilon Behrens, EE Professor Alysson Pereira Guimaraes, EE Professor Francisco Brant, EE Professor Ricardo Souza Cruz, EE Professora Benvinda de Carvalho, EE Silviano Brandão, EE Cândido Portinari. Nas unidades de ensino escolhidas para participar do curso identificou-se um quadro de forte evasão de alunos, comprovados pelo estudo dos números observáveis, o que impactaria direto nos níveis de aprendizagem.

O curso Pós-Graduação Aprendizagem Criativa foi ofertado gratuitamente pela PUC Minas. Em função da pandemia da Covid-19, a formação que havia sido desenhada para acontecer de forma presencial, com aulas nas próprias escolas parceiras, foi reestruturado para a modalidade semipresencial, com quatro disciplinas ocorrendo de forma assíncrona, na plataforma de EAD da PUC Minas, e as demais de forma remota síncrona.

Novo Ensino Médio em Minas Gerais

A partir do próximo ano, as escolas mineiras que ofertam o 1º ano do Ensino Médio terão mudanças. Elas já irão trabalhar dentro da nova proposta para este ano de escolaridade. No estado, as mudanças têm como documento norteador o Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais, que possui uma perspectiva alinhada ao conceito de educação integral, privilegiando o protagonismo dos estudantes e a elaboração e conquista dos seus projetos de vida.

O Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais foi homologado em abril de 2021. Atendendo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o documento é composto pela Formação Geral Básica, que considerará as aprendizagens comuns e obrigatórias que foram definidas pela BNCC, e os Itinerários Formativos, parte do currículo em que ocorrerá a escolha dos alunos em conteúdo que se relaciona com seus interesses. O documento foi elaborado por uma equipe de redatores que são professores das redes de Educação de Minas e por servidores da SEE/MG.
A SEE/MG, em parceria com o Instituto Iungo, já promoveu nove webinários sobre diferentes temas relacionados ao Novo Ensino Médio, como “Gestor Escolar no Ensino Médio” e “Integração Curricular e áreas do conhecimento”.

Os encontros virtuais ocorreram intercalados com a disponibilização de cursos autoformativos, realizados na Plataforma Nosso Ensino Médio. As formações pretendem contribuir para que educadores e gestores da rede estadual de ensino se apropriem das mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio para implementá-las da melhor forma em suas unidades de ensino.

O Novo Ensino Médio foi instituído pela lei federal 13.415/2017, que faz alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e que institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 273 visitantes e Nenhum membro online