Como preparação para o ano letivo de 2022, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) vai disponibilizar celulares para alunos da rede estadual que têm dificuldade de acesso às ferramentas digitais de aprendizagem.

A intenção da SEE/MG é que as tecnologias usadas durante o período de pandemia e que garantiram o vínculo dos estudantes com as escolas continuem sendo usadas de forma complementar ao ensino.

Batizado de “Estudantes em Rede”, o projeto vai doar aos estudantes que não têm aparelhos móveis para acesso aos materiais complementares de ensino. O objetivo da ação é possibilitar a inclusão digital e o fortalecimento da aprendizagem.

Nessa primeira etapa serão disponibilizadas 95 mil unidades, entregues em 659 municípios do estado. Os aparelhos serão enviados a 1.650 escolas, contemplando prioritariamente estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio.

De acordo com o diretor da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, Weynner Lopes Rodrigues, a tendência é que o uso das ferramentas digitais se torne uma política pública de longo prazo. Daí a importância do projeto “Estudantes em Rede”.

“Esse advento das tecnologias digitais de formação e comunicação que a gente conseguiu trazer com tanta força na pandemia, para não perdermos o contato entre professor e aluno durante o distanciamento, é um ganho que não queremos perder. E para continuarmos ampliando esse acesso, vamos começar essa distribuição desses aparelhos smartphone”, afirmou.

Critérios

Estarão aptos a receber o aparelho os estudantes da rede estadual que não possuem acesso às ferramentas de ensino complementares e que morem em localidades que tenham cobertura de internet nas velocidades 3G ou 4G. Para o ano de 2021, o critério será comprovado a partir do registro realizado pelo diretor da escola no Sistema de Gestão Escolar dos estudantes que receberam os Planos de Estudo Tutorados - PET referentes ao ano letivo de forma impressa pela unidade escolar.

O cronograma de entrega dos aparelhos será divulgado em breve. O responsável legal pelo aluno ou o próprio estudante, caso seja plenamente capaz nos termos da legislação vigente, no ato de recebimento do aparelho deverá assinar termo de doação a ser disponibilizado pela SEE/MG.

Os diretores escolares serão responsáveis pela entrega dos aparelhos aos estudantes de sua unidade escolar. Os celulares serão disponibilizados com um chip pré-pago e os estudantes serão orientados a realizar o download do aplicativo Conexão Escola, plataforma oficial de estudos remotos da rede estadual de ensino, com interface do Google Sala de Aula. A navegação em todas as funcionalidades do aplicativo é patrocinada pelo Governo do Estado.