Ao longo dos últimos dois anos, Minas Gerais vem fazendo um acompanhamento minucioso da aprendizagem dos estudantes.

A partir da aplicação de avaliações formativas, os educadores da rede estadual de ensino sabem exatamente quais dificuldades seus alunos precisam superar e com isso conseguem implementar estratégias pontuais e efetivas.

A primeira avaliação diagnóstica foi aplicada ainda em 2020 e serviu para identificar, de forma individualizada, quais habilidades os estudantes conseguiram ou não consolidar durante o ensino remoto. Já em 2021 foram realizadas três avaliações: uma diagnóstica, realizada logo no início do ano letivo; e duas trimestrais.

Minas Gerais é um dos poucos estados do país que testa habilidades de todos os componentes curriculares de todas as etapas de ensino. Os resultados das avaliações, além de favorecerem o direcionamento pedagógico dos professores, permitem a proposição de ações da SEE/MG, como a seleção de estudantes para oferta de reforço escolar, apoiando na consolidação dos conteúdos, e a oferta de formação continuada para os docentes cujos alunos tiveram baixo rendimento, além do acompanhamento desses estudantes.

“Com a implementação do ensino remoto, era urgente e necessário verificar e corrigir ainda com o ano em curso as dificuldades apresentadas pelos estudantes. A avaliação, além de municiar professores e orientar as políticas indicando as lacunas de aprendizagem, serviram também como mais uma ferramenta para acompanhar o engajamento dos estudantes com os estudos”, destaca a superintendente de Avaliação Educacional da SEE/MG, Joyce Soares Rodrigues Petrus.

Engajamento

A participação dos estudantes em todos os testes aplicados ao longo do ano passado foi expressiva. Na avaliação diagnóstica, a média de participação dos alunos dos ensinos fundamental e médio do ensino regular foi de 68%. Na primeira avaliação trimestral foi registrada uma participação média de 67,5%. Já na segunda, cerca de 69% dos alunos da rede fizeram os testes.

“Nacionalmente falando, tivemos as maiores taxas de participação dos estudantes. Com tamanha participação, tínhamos um mapeamento robusto e representativo do desempenho escolar para atuação e tínhamos, nominalmente, a lista de estudantes que não a realizaram para acompanhamento mais próximo. Embora em 2022 estejamos com a oferta 100% presencial, pretendemos continuar e aprimorar a prática que nos mostrou tão exitosa”, ressalta Joyce.

Os testes foram aplicados no formato on-line, pelo aplicativo Conexão Escola 2.0 e impresso, para aqueles estudantes que não tinham acesso aos meios digitais. Além dos professores conseguirem fazer intervenções pontuais, todos os alunos que fizeram a avaliação diagnóstica, por exemplo, receberam um plano individual de estudos, com indicação de materiais de revisão e aprofundamento dos conteúdos. Participaram alunos da rede pública estadual a partir do 2º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio.