A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está finalizando o processo de análise do requisito de habilitação e das informações curriculares do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de psicólogos e assistentes sociais interessados em atuar na rede estadual de ensino de Minas Gerais.

O resultado preliminar da primeira etapa do PSS será publicado na próxima segunda-feira (21/3), no site da SEE/MG.

Foram recebidas e analisadas cerca de 12 mil inscrições. “Recebemos um grande número de inscritos, o que demonstra elevado interesse dos profissionais em atuar na rede estadual de ensino. Diante desse número expressivo, a Comissão de PSS atuou para concluir essa primeira etapa com celeridade e eficiência, seguindo rigorosamente o previsto no edital, dentro das normas e legislações vigentes”, destaca o subsecretário de Gestão de Recursos Humanos, Thomás Resende.

O PSS é composto por duas etapas de caráter classificatório e eliminatório. A primeira consiste na análise do requisito de habilitação e das informações curriculares. Já a segunda será uma entrevista técnico/comportamental. Todas as etapas serão conduzidas por uma comissão composta por servidores da SEE/MG. O contrato será de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

De acordo com o edital do processo seletivo simplificado, são previstas 460 vagas, sendo 230 para cada cargo, para atuar em núcleos distribuídos em diversos municípios de todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

Período de recurso
Entre os dias 22 e 23 de março, os candidatos interessados poderão apresentar recurso referente ao resultado preliminar das análises do requisito de habilitação e das informações curriculares. O questionamento poderá ser feito pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

De acordo com o edital, o prazo para recurso é de dois dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil seguinte à data de divulgação do resultado de classificação da primeira e segunda etapas no site da SEE/MG.

Na fase de recurso, não é permitida a apresentação de nenhum outro documento que comprove o requisito de habilitação ou as informações curriculares. Após o período para interposição de recurso, não serão aceitos pedidos de revisão. O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito.

A previsão de divulgação do resultado final da primeira etapa é no dia 4 de abril.

Núcleos de Psicologia e Serviço Social na educação básica

Nos núcleos de atuação dos profissionais de psicologia e de serviço social, serão desenvolvidas ações que auxiliem as unidades de ensino no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de prevenir e minimizar os problemas educacionais, além de orientar a equipe gestora na mediação de conflitos.

Cada núcleo contará, no mínimo, com um psicólogo e um assistente social. O quantitativo de profissionais levará em consideração o número de escolas estaduais localizadas no município. As SREs serão as responsáveis por organizar a implementação dos núcleos, de acordo com a necessidade de atendimento. Serão priorizadas as cidades cujas escolas e regionais tenham mais registros de situações de violação de direitos dos estudantes na rede estadual de ensino.