Informamos que estão abertas as inscrições para a 1ª OLIMPIADAS MIRIM - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), as provas serão realizadas em 30 de  agosto de 2022 (primeira fase) e 11 de outubro de 2022 (segunda fase).

Esta é a primeira competição nacional de matemática a incluir estudantes tão jovens. Em 2018, o IMPA começou o processo de inclusão dos anos iniciais com a OBMEP - Nível A, voltada para estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Agora, com a Olimpíada Mirim - OBMEP, o projeto foi ampliado para atender também os estudantes do 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental.

O objetivo é incentivar o ensino da matemática e transformar a relação das crianças com a disciplina nas séries iniciais, introduzindo aspectos criativos e lúdicos no processo de aprendizagem.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelas escolas que desejam participar, entre 2 de maio e 16 de junho de 2022, conforme regulamento da 1ª Olimpíada Mirim - OBMEP (45849628), por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição disponível exclusivamente no site www.olimpiadamirim.obmep.org.br. Para se inscrever a escola deverá informar obrigatoriamente o respectivo código MEC/INEP, o qual será considerado como o número de identificação na Olimpíada Mirim em todo o processo.

O público alvo da 1ª OLIMPIADAS MIRIM - OBMEP são estudantes dos 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais, estaduais e federais, localizadas no território brasileiro.

É de responsabilidade de cada escola divulgar amplamente a participação na 1ª Olimpíada Mirim - OBMEP além da divulgação do teor do Regulamento e material de apoio, ambos disponíveis para consulta no site www.olimpiadamirim.obmep.org.br, para os seus estudantes e seus respectivos representantes legais, além de professores e demais profissionais da instituição.

Sobre a Prova

Os estudantes participantes da Olimpíada Mirim - OBMEP, serão divididos em 2 (dois) níveis, de acordo com o grau de escolaridade em que estiverem matriculados:

Nível

Grau de escolaridade

Mirim 1

2º e 3º anos do ensino fundamental

Mirim 2

4º e 5º anos do ensino fundamental

• A Olimpíada Mirim - OBMEP é composta por 2 (duas) Fases – 1ª Fase e 2ª Fase. Todos os estudantes inscritos pela escola na 1ª Olimpíada Mirim - OBMEP farão a prova da 1ª Fase e apenas os classificados realizarão a prova da 2ª Fase.

• Para a 1ª Fase, o IMPA é responsável pela elaboração e disponibilização do Material de Prova para as escolas inscritas na área restrita da escola de forma digital. O acesso à área restrita pelas escolas inscritas deve ser realizado por meio do site da Olimpíada Mirim - OBMEP (www.olimpiadamirim.obmep.org.br).

• As provas da 2ª Fase serão impressas e enviadas pelo IMPA para as escolas, nos endereços indicados no ato da inscrição. É de inteira responsabilidade da escola inscrita responsável pela inscrição, o preenchimento correto das informações, estando o IMPA isento de qualquer responsabilidade pelo envio para o endereço incorreto.

Sobre a Premiação

• O IMPA não realizará cerimônias nem enviará prêmios ou medalhas.

• As escolas podem realizar, internamente, uma divulgação e/ou premiação, homenagens aos estudantes premiados etc, com base no resultado das provas.

02 de maio a 16 de junho

Período para inscrições das escolas na 1a Olimpíada Mirim – OBMEP - exclusivamente no site olimpiadamirim.obmep.org.br

01 a 20 de agosto

Disponibilização do material de provas na na área restrita da escola de forma digital

PROVA DA 1ª FASE

31 de agosto a 12 de setembro

Período para a correção das provas da 1a Fase pela escola

31 de agosto a 13 de setembro

Período para as escolas informarem as notas dos alunos classificados para a 2a Fase (inclusive a nota) e as necessidades especiais (prova braille ou ampliada, se houver) - exclusivamente na área restrita da escola, no site olimpiadamirim.obmep.com.br

PROVA DA 2ª FASE

12 a 18 de outubro

Período para correção das provas da 2ª Fase pela escola

12 a 27 de outubro

Período para as escolas informarem as notas das provas da 2a fase - exclusivamente na área restrita da escola, no site olimpiadamirim.obmep.org.br

Eventuais dúvidas, esclarecimentos e/ou solicitações deverão ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou com a central de atendimento da Olimpíada Mirim - OBMEP pelo telefone (21) 2529-5084, em horário comercial (horário de Brasília).

Sem mais, contamos com a colaboração para ampla divulgação às escolas estaduais de ensino fundamental do dos 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

Atenciosamente,

Núbia Vieira de Souza