Uma parceria entre as Secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (SEJUSP/MG) vai ofertar, pela primeira vez, cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) para pessoas privadas de liberdade em unidades prisionais e programas de inclusão social de egressos do sistema prisional (PrEsp).

A aula inaugural da iniciativa foi realizada nesta terça-feira (24/05), no Centro de Ressocialização e Pré-Soltura de Ribeirão da Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. Com recursos do Pronatec, a iniciativa do Governo de Minas pretende ofertar oito opções de cursos para 140 pessoas.

O projeto busca levar novas oportunidades às pessoas privadas de liberdade, colaborando para a reinserção na sociedade, além de possibilitar melhores perspectivas de futuro. Dentre as opções, os detentos escolhidos por estarem em avançado nível de progressão e bom comportamento poderão cursar formações como barbeiro, costureiro industrial de vestuário, eletricista instalador predial de baixa tensão, horticultor orgânico, manicure e pedicure, padeiro, pedreiro de alvenaria e pintor de obras imobiliárias.

Além do Centro de Ressocialização e Pré-Soltura de Ribeirão das Neves, outras seis unidades prisionais serão contempladas no Estado. Entre elas estão o Complexo Público Privado de Ribeirão das Neves, Penitenciária de Patrocínio, Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, Presídio de Eugenópolis, Presídio de Nova Era e Presídio de Ribeirão das Neves II.

Cursos de Formação Inicial Continuada
Os cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Criado em 2011, pelo Governo Federal, o programa tem como finalidade ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.

Em março deste ano, a SEE/MG também abriu 9.320 vagas para qualificação profissional em mais de 40 cursos FIC, oferecidos em 170 escolas da rede estadual de ensino.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 135 visitantes e Nenhum membro online