ESTADO DE MINAS GERAIS/SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO


Gabinete Comunicação Interna SEE/GAB nº. 1/2020


Belo Horizonte, 13 de abril de 2020.


O(À) Sr(a).:Gestor Escolar da Rede estadual de Ensino Superintendências Regionais de Ensino (SREs)Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG)


Assunto: Carta aberta aos Gestores Escolares


É admirável o poder que momentos difíceis têm em mostrar o quanto somos fortes, ou melhor, o quanto juntos podemos ser muito fortes. É nesse sendo que nos direcionamos a você, diretor de escola da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais, no encerramento há pouco de nosso primeiro dia de contatos sobre a retomada progressiva das atividades remotas. Colhemos nas reuniões e diálogos realizados alguns pontos fundamentais de destaque para os próximos dias e que poderão reforçar a tranquilidade que queremos passar a nossos profissionais da educação, nossos estudantes e também suas famílias neste momento delicado vivido pela pandemia da Covid 19.

Desde início do distanciamento social, a Secretaria de Estado da Educação vem trabalhando incansavelmente com diversos parceiros e membros da rede para construir soluções reais para a educação mineira. Quando falamos em soluções reais, estamos nos referindo a ações que levam em consideração a complexa situação sanitária atual, a imensa diversidade territorial do nosso estado, as condições sociais de cada família e a realidade de cada uma de nossas escolas.

Os diretores escolares são desde sempre grandes parceiros da SEE e líderes fortes para a garantia da qualidade da educação que o nosso Estado oferece. Nesse momento, os gestores escolares têm um papel ainda mais relevante: vocês são a garantia de que todos os esforços empenhados até o momento valerão a pena. São vocês, como líderes locais de cada território, que irão analisar, entender e organizar a logística do movimento que tem como objetivo garantir o mínimo de perdas possíveis na aprendizagem de nossos estudantes.

Por isso, contamos com cada um de vocês para que nesses próximos dias possam construir seu planejamento específico para a retomada das atividades em sua unidade escolar, considerando,conforme descrito no Memorando-Circular nº 30/2020/SEE/SG - GABINETE, as necessidades de atualização cadastral de alunos e professores, na garantia do estabelecimento dos melhores canais de comunicação para as atividades remotas, e da construção de escala mínima de operação entre seus Auxiliares de Serviços de Educação Básica (ASBs) para a garantia das condições sanitárias e de manutenção predial. Importante reforçar também que, para isso, as escalas se limitem ao menor número possível de pessoas em atividade presencial, evitando também longos deslocamentos de servidores entre suas residências e a escola, e contando no máximo com até três pessoas em atividade presencial concomitante por turno, cabendo inclusive escalonamento (rodízio), reforçando as orientações de distanciamento de mais de três metros entre pessoas e a utilização dos equipamentos de proteção individual e dos procedimentos de higienização, garantindo assim os padrões de isolamento orientados pela Secretaria de Estado de Saúde.

Solicitamos o reforço de comunicação aos profissionais lotados em suas unidades que não se desloquem à escola até que sejam devidamente comunicados diretamente por você a respeito caso isso se faça necessário. Será fundamental também que esse processo se inicie apenas após a conclusão de seu planejamento de escalas e preparação da unidade para receber os profissionais com toda a estrutura necessária de segurança sanitária, inclusive procedendo aquisição do que se fizer necessário neste sentido. Seu Superintendente Regional de Ensino fará com você a validação deste planejamento,sempre o apoiando no que for necessário, e também garantindo alinhamento com as autoridades de saúde e educação - das secretarias municipais e conselhos municipais de educação - na eventualidade de atenção a procedimentos comuns adicionais. Vocês, gestores escolares, são a Secretaria em cada canto desse imenso Estado e nós contamos com a sua formação, cautela, vivência e capacidade de conduzir as ações dentro da sua comunidade para que nossos estudantes tenham a oportunidade de continuar seu processo de aprendizagem.

A preocupação com o ano letivo é real, mas faz muito mais sentido para a nossa rede pensar no papel social que a escola precisa continuar exercendo neste momento de tanta fragilidade da sociedade. Nesse sentido, garantir o mínimo de atividades para que nossos estudantes possam continuar a aprender dentro da possibilidade que nos é ofertada hoje é nossa preocupação nesse momento.

Somos uma comunidade unida pelo desejo de viver um presente saudável e de manter os investimentos na educação de nossos estudantes que fazem da escola um espaço vivo e garantem um futuro rico em aprendizagens. Pedimos com serenidade que todos os pais, alunos e responsáveis desta grande comunidade escolar se mantenham protegidos, calmos e confiantes nas ações públicas de saúde.Acreditando em um desfecho favorável à vida de todos nós, pedimos que aguardem orientações para os próximos passos acerca das atividades pedagógicas.

 

Um forte abraço,

Julia Sant'Anna

Secretária de Estado de Educação

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 79 visitantes e Nenhum membro online