Nos próximos dias, gestores escolares e suas equipes deverão se dedicar a atualizar as informações escolares dos alunos e conhecer detalhes das atividades não presenciais que serão implementadas pela SEE. Todo trabalho terá como premissa as orientações de prevenção ao Covid-19 determinadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES)

 Publicada, 14 abril, 2020

Cuidados com a saúde e segurança dos profissionais e organização da nova rotina de trabalho, assim está sendo o primeiro dia de teletrabalho dos diretores das escolas estaduais mineiras. A retomada das atividades dos gestores e servidores administrativos, de forma remota, determinada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 é uma forma de garantir que não haja interrupção total das atividades escolares nesse cenário extraordinário de isolamento social causado pela pandemia da Coronavírus.

Para o início do teletrabalho, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) encaminhou orientações para as Superintendências Regionais de Ensino (SREs), diretores e escolas. Além disso, foram realizadas videoconferências com os diretores para alinhar as ações e esclarecer possíveis dúvidas.

Segundo a diretora da Escola Estadual Francisco Tibúrcio de Oliveira, em Santa Luzia, Zilma da Silva Gusmão, todo material encaminhado foi esclarecedor e deu muita segurança para o início das atividades. “Eu não fiquei em nenhum momento ansiosa com esse teletrabalho. Recebemos um memorando muito detalhado e explicativo. Nele falava de cada situação que poderia ocorrer na escola e como deveríamos proceder”, disse.

Zilma conta ainda como organizou as atividades. “Fizemos um levantamento e todos os Assistentes Técnicos de Educação Básica (ATBs) têm condições de trabalhar de casa, então fizemos uma escala para que eles viessem até a escola buscar o trabalho a ser feito. Tudo sem causar aglomeração. Já os Auxiliares de Serviços de Educação Básica (ASBs) estão trabalhando apenas dois por turno e em horário reduzido. Eles estão fazendo trabalho de limpeza que evite, por exemplo, focos de dengue. Na escola já temos equipamentos de segurança para os servidores, como máscaras e álcool em gel e se for necessário vamos comprar mais”, declarou.

A gestora também destaca que é importante a educação se fazer presente em um momento como o atual. “Temos que mostrar que a educação é tão essencial quanto a saúde e segurança. Nós não estamos de braços cruzados”, conclui Zilma.

Trabalho conjunto
Em Estiva, na região Sul do Estado, os diretores das únicas duas escolas estaduais do município se uniram para trocar informações e zelar pela segurança dos profissionais das escolas. A primeira ação foi criar grupos de whatsApp com os servidores para fazer um levantamento sobre quais estão no grupo de risco. Para os que não tinham acesso à internet foram feitas ligações telefônicas e para o primeiro dia de teletrabalho tudo foi organizado antecipadamente.

“Já está tudo organizado. Fizemos uma escala de trabalho, horário e de atividades que devem ser desempenhadas”, conta a diretora da Escola Estadual Eduardo Amaral, Camila Borges. A gestora também destaca a importância da parceria com o diretor Escola Estadual Cônego Francisco Stella, também em Estiva, Leandro Marques da Silva.

“Essa conversa entre diretores é muito importante. Estamos articulando juntos para que possamos manter a nossa saúde e a dos nossos servidores. Queremos fazer o melhor e acredito que vai dar tudo certo. Estamos todos com o intuito de cuidar da vida, mas sem deixar de exercer o nosso trabalho”, destaca Camila.

Segurança e saúde em primeiro lugar
Na Escola Estadual Pedro Primo, no município de Perdigão, o diretor Renato Rodrigo da Costa, também organizou tudo para que já no primeiro dia de trabalho segurança fosse a palavra de ordem. “Os servidores que estão no grupo de risco ficarão em casa. Os profissionais que têm condições para realização de teletrabalho vão desenvolver suas atividades em casa com a organização de um plano de trabalho. Buscamos dessa forma, dar continuidade ao trabalho com todos os cuidados necessários”, pontua Renato.

Para os ASBs, servidores que necessitam de fazer trabalho presencial, a escola terá um cuidado ainda mais especial “Os ASBs que não estão no grupo de risco, terão flexibilidade para o trabalho. Haverá rodízio desses servidores e flexibilização da carga horária. A escola também adquiriu equipamentos de proteção, como luvas, álcool e máscaras”, afirma o diretor. Os equipamentos foram adquiridos com recursos da Caixa Escolar.

Preparação para início das aulas remotas
Já em sua rotina de trabalho administrativo, os gestores e suas equipes irão se dedicar a atualizar as informações escolares no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) e a fazer um levantamento sobre qual a forma mais segura de comunicação com cada aluno. Além disso, os profissionais terão acesso às ferramentas do Regime de Estudo não Presencial, que será ofertado aos estudantes das escolas estaduais. Junto com os Superintendentes Regionais de Ensino, os gestores deverão conhecer as plataformas e materiais que serão disponibilizados, para que assim possam informar e auxiliar os estudantes.

Marilene Cristina Campos Araújo Pimentel é diretora da Escola Estadual Professor Francisco Letro, em Coronel Fabriciano. No cargo há oito anos, a gestora já criou um vínculo grande com a comunidade e nesse período de isolamento social teve contato com muitos pais e responsáveis por meio de grupos do WhatsApp. Em suas conversas, a diretora teve a oportunidade de perceber a preocupação da comunidade com o retorno das atividades e destaca a importância da retomada do trabalho mesmo que de forma remota.

“A gente vê que as famílias estão muito apreensivas e a partir do momento que você fala que vai estar ali presente e ajudando, é uma esperança grande que damos a eles. Claro que teremos que tomar todos os cuidados que a saúde pede. Não é só lavar as mãos e passar o álcool em gel, mas é estar em contato com o outro e saber trabalhar junto, porém separado”, declarou.

Nós próximos dias a SEE detalhará como irá funcionar o Regime de Estudo não Presencial que será ofertado para os alunos da rede estadual de ensino. A previsão é que as atividades para os estudantes tenham início no dia 4 de maio, de forma remota.

 

 

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