Vânio José de Oliveira, da Escola Estadual Cinira Carvalho, em Lavras, fala de Geografia para o alunos. Foto: Arquivo Pessoal

Educadores usam a tecnologia para aproximar o conteúdo da rotina dos estudantes

09 de Julho de 2020

Desde que o Regime de Estudo não Presencial, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), foi implementado, como medida de combate e enfrentamento da Covid-19, toda a comunidade escolar tem buscado desenvolver ações que possam contribuir com a proposta das aulas não presenciais. Além das ferramentas disponibilizadas para os alunos da rede estadual, como o Plano de Estudo Tutorado (PET), as teleaulas do programa “Se Liga na Educação” e o aplicativo “Conexão Escola”, vários educadores têm desenvolvido, por iniciativa própria, alternativas que buscam complementar o aprendizado dos seus alunos.

É o caso de um professor em Lavras, no Sul de Minas, e outros dois em Santa Maria de Itabira, na Região Central do estado. Eles criaram podcasts para tirar dúvidas dos estudantes com relação aos temas trabalhados nas aulas remotas e debater diferentes assuntos. Os podcasts são mídias de áudio que se assemelham à programas de rádio e têm feito muito sucesso recentemente. O conteúdo produzido é disponibilizado pelo produtor e pode ser acessado, a qualquer momento, tanto on-line ou podem ser baixados nos dispositivos.

Exemplos

Foi pensando nessa praticidade que o professor de geografia Vânio José de Oliveira, da Escola Estadual Cinira Carvalho, em Lavras, desenvolveu um programa para tratar dos assuntos da disciplina que leciona com seus alunos. Vânio usa como guia o conteúdo do PET programado para a semana. Dessa forma, ele publica, toda terça-feira, duas edições: uma com o resumo da matéria e outro discutindo as atividades propostas. 

O programa, batizado de “Ouvir Geografia”, é destinado aos alunos do 7º e 9º anos do ensino fundamental e do 1º e 2º anos do ensino médio. “Escolhi o podcast exatamente pensando na democratização. E, como os programas têm cerca de cinco minutos, é mais fácil para acessar”, afirma.

Como proposta para os alunos, o professor pede que os estudantes também respondam às atividades por áudio, de forma que todos da sala possam compartilhar. “O aluno ouve o podcast e responde também por áudio, para desenvolver a argumentação. E ele, publicando o conteúdo, ajuda os colegas que são mais tímidos a elaborar sua forma de falar”, explica. Ainda de acordo com o Vânio, essa é apenas uma forma complementar de tratar da matéria e que a correção das atividades com os alunos segue ocorrendo das outras formas já estabelecidas para as aulas remotas. Clique aqui para acessar o conteúdo que já foi publicado.

Debates

Outra experiência com podcast que foi desenvolvida após a implementação do Regime de Estudo não Presencial é a do professor Júlio Cesar, que dá aula de química na Escola Estadual Doutor Costa e na Escola Estadual Agenor Guerra, e da professora de matemática, Cinthia Ribeiro, que também leciona na Escola Estadual Agenor Guerra. Eles são os responsáveis pela elaboração do “Rotação Podcast”. Ambas unidades de ensino ficam no município de Santa Maria de Itabira. 

Segundo Júlio, desde o final do ano passado, ele estava pensando em desenvolver algum projeto e o podcast foi o formato que achou mais apropriado. A ideia ganhou força no período de distanciamento social, principalmente, por não precisar de contato pessoal para realizar o programa. “Cada um grava na sua casa”, contou.

O programa tem a participação de alunos e recebe outros professores como convidados para discutir os assuntos. “Os temas são definidos pela vivência dos alunos e também com a participação de algum professor ou especialista da área. A gente quer estimular os alunos, saber a opinião deles. Está sendo uma troca de experiências muito legal. Estou aprendendo muito e as discussões que têm ocorrido servem como material para argumentação em provas como o Enem, por exemplo”, revelou Júlio.

Já para Cinthia Ribeiro, não se limitar a um tema é a grande vantagem do programa pensando por ela e o colega, tornando o conteúdo mais abrangente. “Como eles gravam em casa, a gente encaminha um roteiro sobre o assunto, para que eles possam se preparar a cada programa. Como são temas diferentes, isso contribui com a interdisciplinaridade das matérias. A gente valoriza muito a opinião deles”, ressalta. Clique aqui para acompanhar o conteúdo que já foi disponibilizado e aqui para a página do projeto na rede social. (@rotacaoposcast) 

Futuro

O sucesso das duas propostas de podcasts entre os alunos está dando frutos e elas devem continuar sendo desenvolvidas após o retorno das aulas presenciais na rede estadual. Isso é o que prometem os professores idealizadores das iniciativas. “A gente pretende montar uma rádio escola”, afirmou Vânio, professor de geografia. Ele aposta nos arquivos de áudios como complemento para se trabalhar nas escolas, principalmente, se comparado com o vídeo, que exige uma infraestrutura maior. “O áudio a gente pode gravar em um cantinho mais silencioso. Com programinha simples de edição, você mexe. Fica uma estrutura mais caseira”, disse.

Dá mesma forma, os professores Júlio e Cinthia devem aprimorar ainda mais o projeto que, segundo eles, pode virar um miniprograma para os alunos em outras redes sociais. “Quando os alunos reconhecem o projeto deles publicado em algum lugar, eles se sentem protagonistas, importantes. E isso afeta mesmo os outros alunos que são ouvintes. Então, a gente pretende ir mais além e, ter também, uma versão em vídeo, alcançando mais alunos”, adianta.

 

 

 

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