Miniatura

Alunos da Escola Estadual Astolfo Dutra já estão organizando seus cantinhos de estudo. Foto: Arquivo da Escola

No segundo semestre deste ano, iniciativa, que já era desenvolvida em 251 escolas estaduais, foi expandida para mais 774 unidades de ensino do ensino fundamental

11 de Setembro de 2020 ,

A partir do segundo semestre deste ano, a Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida para mais 774 escolas públicas estaduais de ensino fundamental e as unidades já deram início às atividades propostas pela iniciativa. E, já nos primeiros meses de atuação e execução das ações nas escolas, os gestores verificaram um aumento no engajamento dos estudantes nas atividades do Regime de Estudo não Presencial e no envolvimento das famílias.

Na Escola Estadual Astolfo Dutra, no município de Cataguases, a diretora Solange Soares Cabral Riguete conta que a GIDE chegou para complementar as ações que estavam sendo feitas. “Eu considero que a GIDE veio para somar com o trabalho que a escola estava fazendo. Isso é muito positivo. Além disso, deu um novo ânimo à escola. São poucos dias, mas já consideramos que está surtindo efeito. Os alunos estão mais motivados e as famílias estão participando mais das ações planejadas”, afirma Solange.

Os estudantes foram estimulados a organizar um cantinho de estudo em casa e estão auxiliando na criação de um mascote. “Essa organização é importante porque é uma forma do aluno ter mais disciplina com o horário e com a concentração, o que acreditamos que contribui para o melhor desenvolvimento da aprendizagem”, ressalta a diretora. A escola também fez uma pesquisa para saber como os alunos estão organizando suas atividades.

No município de Lajinha, a Escola Estadual Arnaldo Leite Ribeiro também já deu início às atividades. Para incentivar os alunos a elaborarem seus cantinhos de estudos, os professores enviaram fotos de seus locais de trabalho em casa. “Queríamos nos mostrar como exemplo e fazer com que os estudantes entendam a importância da organização do espaço”, afirma o diretor da escola, Carlos Rodrigues Ambrósio.

O gestor destaca, ainda, como está a implementação da GIDE na unidade de ensino. “As ações estão no início, mas está tudo bem interessante. A GIDE veio para agregar e está expandindo a nossa visão sobre diversos recursos”, conclui Carlos.

Professores da Escola Estadual Arnaldo Leite Ribeiro mostram para os alunos seus cantinhos de trabalho. Foto: Arquivo da Escola

GIDE

Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida neste ano de 2020 para mais 774 escolas estaduais de ensino fundamental.