Governador Romeu Zema e a secretária de Estado de Educação Julia Sant’Anna comemoram os números, resultado de esforço da atual gestão

15 de Setembro de 2020 ,

Os bons resultados de Minas Gerais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foram comemorados, na tarde desta terça-feira (15/09), pelo governador, Romeu Zema, e pela secretária de Estado de Educação, Julia Sant'Anna. Em coletiva, eles destacaram o esforço que vem sendo feito na atual gestão para promover mudanças que se traduzam em mais eficiência e qualidade do ensino. Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Educação, Minas Gerais subiu três posições no ranking dos estados ficando na nona posição, em relação ao Ensino Médio, alcançando a melhor nota desde 2011. O estado ainda se destacou como o segundo que mais conseguiu reverter a evasão escolar no país.

Durante fala aos jornalistas, a secretária Julia enumerou as razões que contribuíram para o bom resultado, como a implantação do novo modelo de Educação em Tempo Integral e o incremento no reforço escolar. Além disso, teve ainda o sucesso no programa busca ativa, que trouxe de volta para a rede estadual cerca de 15 mil alunos que haviam abandonado os estudos e o investimento em infraestrutura com o programa Mãos à Obra na Escola. "Minas enfrentou durante muito tempo um apagão na educação e, por isso, é muito importante que a gente comemore o nosso mais alto Ideb da história no ensino médio em Minas Gerais", afirmou.

Romeu Zema também destacou a eficiência e o trabalho que garantiram que os desafios fossem superados. "Depois de muitos anos perdendo participação no ranking nacional, Minas avançou três posições. Nós saímos do 12 lugar, estávamos perdendo continuamente posições nos últimos anos e avançamos para o nono lugar. Mas nós queremos mais. Então, fica o meu agradecimento a todos da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Durante a coletiva foi anunciada a criação do "Prêmio Ideb Transformação". A iniciativa pretende reconhecer as escolas que mais se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e também na gestão das unidades de ensino. Mais detalhes sobre a premiação serão divulgados nos próximos dias.

Clique aqui e saiba mais sobre os números da performance de Minas nos resultados do Ideb.

Videoconferência com equipes regionais

Logo após a coletiva de imprensa, o governador e a secretária participaram de uma videoconferência com os 47 superintendentes Regionais de Ensino da SEE/MG, que atuam em todas as regiões do estado auxiliando na implantação das políticas públicas educacionais.

O governador destacou a importância do trabalho conjunto para que as estratégias sejam realmente eficientes nas realidades locais. Também participaram do encontro virtual o subsecretário de articulação educacional, Igor Alvarenga, a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Faria; e a secretária adjunta de Educação, Rosa Maria da Silva Reis.