Miniatura

Na Escola Estadual no Parque Elizabeth são realizadas gincanas com os alunos. Foto: Arquivo da Escola

Escolas estaduais que conquistaram índices expressivos no IDEB nesta etapa da educação básica são dos municípios de Divinópolis e Ibirité

18 de Setembro de 2020 ,

As duas escolas do setor Centro do estado que se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no ensino médio têm algo em comum: elas desenvolvem diferentes projetos pedagógicos, participam do Programa Gestão pela Aprendizagem, por meio do projeto Jovem de Futuro, e a participação das famílias é algo constante. A unidade de ensino com maior índice no ensino médio foi a Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira, em Divinópolis. Já a com maior variação registrada foi a Escola Estadual no Parque Elizabeth, em Ibirité.

Para a diretora da Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira, Aelida de Lourdes Delfino Chagas, a receita para a escola se destacar nas avaliações externas é o fato da unidade de ensino estar sempre em movimento. No ensino médio, a escola é o destaque em desempenho do IDEB, do setor Centro, com o índice de 5,5.

Na Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira alunos participam de feiras de ciências e se envolvem nas atividades da escola.
“A nossa escola é dinâmica. Desenvolvemos muitos projetos pedagógicos e temos uma disciplina muito boa. A escola é referência no nosso município e estamos sempre buscando melhorar. Por isso, as nossas ações resultam em uma constante melhora do desempenho dos alunos em leitura e escrita”, conta, orgulhosa, Aelida. Em 2019, a escola teve quase 96% de participação dos alunos do ensino médio nas provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e apenas uma reprovação neste nível de ensino.

Vários projetos são desenvolvidos na escola. “Temos uma revista na escola que mostra boa parte dos projetos realizados ao longo do ano. Os alunos participam de feiras de ciências e temos um festival literário, do qual os alunos gostam bastante de participar. Com essas ações, os alunos vão se desenvolvendo em diferentes aspectos”, afirma.

A escola também participa do Jovem de Futuro, programa que tem como objetivo o combate à evasão escolar, redução das desigualdades regionais no ambiente escolar e a elevação dos indicadores de aprendizagem. Segundo Aelida, a iniciativa tem ajudado a gestão da escola. “Tem contribuído muito para o trabalho que desenvolvemos e os professores estão mais engajado”, conta a gestora.

Variação do índice

Já o destaque em variação no Ideb no setor Centro do estado, no ensino médio, foi conquistado pela Escola Estadual no Parque Elizabeth. No ensino médio, a unidade de ensino passou de 2,3, registrado em 2017, para 3,8, em 2019, A variação foi de 65,2%.

“O que move a escola é o ensino médio. Os alunos são muito engajados e participativos. Os nossos resultados positivos, atribuo às iniciativas diversas que desenvolvemos. Elas despertaram um olhar diferenciado nos estudantes”, destaca a diretora