Na Escola Estadual Major Mota alunos participam de projeto de reforço durante todo o ano. Foto: Arquivo da Escola

Escola Estadual Major Mota conquistou o melhor IDEB de Minas Gerais: 5,8. Já a Escola Estadual Benedito Waldemar da Silva teve a maior variação positiva com quase 43%

19 de Setembro de 2020 ,

A Escola Estadual Major Mota está localizada no distrito de Major Porto, a 64 km do município sede de Patos de Minas, no Alto Paranaíba. No ensino médio, a unidade de ensino conquistou o melhor IDEB da rede estadual de ensino em Minas Gerais e também no setor triângulo. O índice registrado foi de 5,8. Para a diretora da escola, Marli Aparecida Barbosa Coimbra, o sucesso conquistado se deve à participação efetiva das famílias no dia a dia da unidade de ensino e às iniciativas de apoio pedagógico desenvolvidas ao longo do ano.

“Em tudo que fazemos e precisamos, as famílias estão presentes. É uma comunidade muito unida. Ano passado, tivemos 100% de participação dos meus alunos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Eles entenderam a importância da avaliação. Também desenvolvemos muitos projetos pedagógicos, como o reforço escolar”, conta a gestora.

Durante todo o ano, é oferecido aos alunos um acompanhamento mais próximo e o foco são os conteúdos que eles apresentam dificuldades. As aulas acontecem no contraturno. “Os professores dão essa assistência para os alunos e os resultados são muito positivos”, afirma Marli. A escola também desenvolve projetos de estímulo à leitura.

Iniciativas como essa são muito importantes. No último ano, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) desenvolveu o Programa de Reforço Escolar para o Fortalecimento da Aprendizagem. Em todo o estado, foram oferecidas cerca de 114 mil vagas, distribuídas em 6 mil turmas em mais de 1.600 escolas.

Em relação às avaliações externas, Marli ressalta a importância de sempre estar analisando os resultados. “A escola consegue perceber onde precisa atuar mais efetivamente e focar nas habilidades ainda não consolidadas”, conclui.

Maior variação do Ideb no Triângulo Mineiro

Analisar resultados de avaliações externas anteriores e buscar sempre melhorar os seus índices também é um constante na Escola Estadual Benedito Waldemar da Silva, em Ipiaçu. Entre as escolas do setor Triângulo que ofertam o ensino médio, a unidade de ensino foi a que apresentou a maior variação, quase 42,4%. A escola passou do índice de 3,3 registrado em 2017 para os atuais 4,7 em 2019.

Segundo a gestora da escola, Marilaine da Silva Borges e Freitas, os projetos pedagógicos desenvolvidos, a vontade de sempre melhorar os resultados e uma revisão das ações realizadas foram os responsáveis pela melhora no IDEB. “Levamos as famílias ainda mais para dentro da escola e buscamos novas estratégias para incluir os alunos. Conseguimos elevar os nossos resultados e pretendemos melhorar ainda mais”, afirma.

Uma ação que ajudou na melhora dos resultados foi a participação da escola no Jovem de Futuro. “Desde que a iniciativa começou a ser realizada, fizemos uma revisão da nossa postura e estamos tentando desenvolver uma gestão democrática e mais compartilhada com alunos e professores. Os estudantes se sentem protagonistas dentro da escola e o resultado é ótimo”, conta a diretora.

Comunidade escolar está sempre participando das atividades desenvolvidas na Escola Estadual Benedito Waldemar da Silva. Foto: Arquivo da Escola

A partir da realização de novas estratégias para engajar os estudantes, a escola realizou um projeto de apadrinhamento com os alunos. “Os estudantes do 3º ano do ensino médio vão até a escola no contraturno e ajudam os colegas que apresentam alguma dificuldade”, destaca Marilaine.

Em 2019, a escola também realizou uma intensa busca ativa dos alunos que estavam infrequentes. “Fizemos um mutirão e fomos até as casas dos alunos. Conseguimos retornar com cerca de 90% dos alunos que estavam faltosos”, conclui.

O Jovem de Futuro integra o Programa Gestão pela Aprendizagem, iniciativa desenvolvida pela SEE/MG desde 2019. O combate à evasão escolar, a redução das desigualdades regionais no ambiente escolar e a elevação dos indicadores educacionais das escolas mineiras estão entre os focos e atuação do Gestão pela Aprendizagem, que começou com o ensino médio e foi ampliado para o ensino fundamental.

A ação de Busca Ativa foi uma proposta da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) que estimulou as escolas estaduais a desenvolverem estratégias para que alunos que estavam infrequentes pudessem retornar às salas de aulas. No primeiro ano da ação, cerca de 15 mil alunos retomaram os estudos.

O setor Triângulo

Para tornar o trabalho desenvolvido pela SEE/MG ainda mais eficiente e visando uma maior articulação da rede, as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) foram divididas em setores. A composição dos setores foi feita a partir de semelhanças das regionais.

O setor Triângulo é composto pelas regionais Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba e Uberlândia.