Bate-papo fez tanto sucesso que ganhou 20 a mais do que estava previsto inicialmente

Bate-papo fez tanto sucesso que ganhou 20 a mais do que estava previsto inicialmente

Bate-papo foi o primeiro de três transmissões, ao vivo, que vão repercutir a melhor pontuação do estado na avaliação da educação básica

21 de Setembro de 2020

Liderança, curiosidade, disciplina, trabalho em equipe e amor. Essas foram algumas das palavras mencionadas pelas diretoras das quatro escolas da rede pública estadual de ensino com maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na semana passada pelo Ministério da Educação (MEC), como sendo algo do dia a dia do ambiente escolar de cada uma. Os bons resultados e a retomada do crescimento do índice em Minas Gerais foram celebrados, na tarde desta segunda-feira (21/09), em uma live com a participação da secretária de educação Julia Sant’Anna.

Durante o bate-papo, transmitido pelo Youtube da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), as diretoras comentaram sobre a rotina nas unidades de ensino e contaram mais como desenvolvem o trabalho.

Além de agradecer ao trabalhado realizado pelas gestoras, a secretária destacou o que a atuação delas frente às unidades de ensino tem em comum. “Tudo o que vocês falaram tem muito de pedagogia, mas tem muito também de liderança. Vocês falaram em amor, curiosidade. Um diretor que sempre está de olho no futuro. Essa curiosidade em ver o que está tudo bem, mas qual é o detalhe que a gente pode trabalhar”, disse a secretária. 

Participaram do encontro on-line as diretoras Marli Coimbra, da Escola Estadual Major Mota, do distrito de Major Porto, em Patos de Minas; e Elma Tavares, da Escola Estadual Silvestre Nunes, em Casa Grande. As duas escolas foram destaque no ensino médio. Já as duas gestoras dos anos finais do ensino fundamental que participaram da agenda foram Helena Augusta Figueiredo, da Escola Estadual de Gouveia, localizada no distrito de Gouveia, em Leme do Prado; e Sônia de Rezende, da Escola Estadual Antonino Teixeira de Carvalho, no distrito de Abreus, em Alto Rio Doce. 

Troca de experiências 

Em suas falas, as diretoras destacam a importância da participação das famílias durante o processo de aprendizado dos alunos, além do protagonismo dos estudantes no momento de ajudar a construir as propostas de atividades e de abordagem dos conteúdos. “Os alunos querem participar, querem manifestar. Eles veem na escola um ponto de apoio, a escola é acolhedora. Eles se sentem respeitados e isso contribuiu para que os alunos alcancem os resultados”, disse a diretora Elma. Ela ainda completou: “Quando o aluno fala: ‘aqui é o lugar que eu quero estar’, isso deixa a gente muito satisfeita”.  

Todas também relataram a importância e o acolhimento que receberam das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e da equipe da SEE/MG para desenvolver projetos como a Busca Ativa e o Jovem de Futuro. “É uma soma de esforços de pais, alunos e os demais funcionários”, disse Marli Barbosa. Ela ainda argumenta que a junção de trabalho, bons projetos e esperança é um combustível importante na engrenagem de fazer todos ficarem motivados e, assim, conquistar os resultados. “É preciso dedicação e acreditar que as coisas podem acontecer”.  

O trabalho em equipe também foi destacado pelas diretoras que participaram da live. E associado a isso, também falaram sobre a necessidade de planejar as ações. “A equipe sempre reúne e analisa quais as dificuldades, as situações que precisamos intervir de imediato para melhorar. Propomos a intervenção, com ajuda dos pais e com projetos para chegarmos ao aprendizado de fato”, contou a diretora da Escola Estadual de Gouveia, Helena Figueiredo. Esse olhar, segundo ela, ainda se potencializa quando é feito valorizando o conhecimento prévio dos alunos e acompanhamento de perto. “É preciso amor e conhecer as realidades para poder intervir quando necessário”.  

Atuação de forma interdisciplinar  

Além de tudo isso, as diretoras também abordaram outras questões que analisam ser importantes no processo de ensino. Proporcionar aos alunos o conhecimento de forma interdisciplinar ajuda a permitir que eles façam as conexões entre as diversas áreas. Esse foi um ponto destacado como sendo algo fundamental para conseguir o aprendizado com qualidade.  

De acordo com Sônia de Rezende, da Escola Estadual Antonino Teixeira de Carvalho, já no começo do ano, os alunos são acompanhados bem de perto e traçada uma estratégia de aprendizado. “De acordo com as avaliações, nos reunimos e olhamos as habilidades que os alunos não atingiram as metas. Aí, reunimos com os professores e procuramos fazer um plano de ação”, contou. Na unidade de ensino são desenvolvidos projetos de leitura, xadrez e as disciplinas estão sempre conversando para que seja possível proporcionar essa visão mais ampla do conteúdo.  

Encontros on-line  

A conversa fez tanto sucesso que estava programada, inicialmente, para ter 40 minutos de duração, mas acabou ganhando mais 20 minutos, sendo realizada de 17h até as 18h. A audiência chegou a registrar quase 800 pessoas on-line acompanhando a transmissão ao vivo. 

Nesta terça-feira (22/9), a live Somos Todos Ideb será com as quatro escolas que apresentaram as maiores variações do Ideb. Participarão os gestores das duas escolas do ensino médio e duas dos anos finais do ensino fundamental. O bate-papo pode ser acompanhado no perfil da SEE/MG no Youtube. Para acessar basta clicar neste link.

 

 

 

 

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