Encontro virtual será transmitido, ao vivo, na próxima terça-feira (06/10)

05 de Outubro de 2020 ,

Nesta terça-feira (06/10), às 16h30, será lançada, em evento virtual, a plataforma Juventude, Educação e Trabalho (JET). A iniciativa, que poderá ser acessada através de endereço eletrônico que será divulgado no dia, pretende qualificar o debate sobre o tema e ajudar a nortear o desenvolvimento de estratégias para aumentar a qualidade da educação básica brasileira, além de ampliar a oportunidade de acesso dos jovens ao mundo do trabalho. O evento de lançamento será transmitido, ao vivo, e terá a participação da secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Julia Sant’Anna, entre outros convidados. A iniciativa é uma realização da Fundação Roberto Marinho.

O encontro virtual vai contar, além da participação da secretária, com a mediação da jornalista e escritora Miriam Leitão. Vai ter, também, as participações do diretor da Associação de Jornalistas de Educação e colunista de educação do jornal O Globo, Antônio Gois, e do coordenador nacional da Área de Geração e Conhecimento para a Promoção do Trabalho Decente da Organização Internacional do Trabalho (OIT), José Ribeiro. A agenda on-line poderá ser acompanhada por este link.

Plataforma

A plataforma JET contém informações para o Brasil, estados, municípios e regiões e está organizada em três grandes seções: Educação, Juventude e Trabalho, e Vulnerabilidades. Foram utilizadas bases de dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Ministério da Saúde e Ministério da Economia.

Cada tema é acompanhado de uma breve análise e de um vídeo da Plataforma Futura da Fundação Roberto Marinho. O usuário poderá acessar os indicadores e obter, por meio de filtros, desagregações por sexo, cor/raça, nível socioeconômico e faixas etárias. Os dados podem ser visualizados por gráficos e mapas. É possível ainda baixar os dados em formato excel.

Lançamento

Durante o lançamento da plataforma, o público poderá fazer perguntas, seguindo as orientações que serão dadas durante a agenda. Para acompanhar o encontro virtual, basta clicar aqui. A plataforma poderá ser acessada, a partir do lançamento.