Solicitações recebidas de outros estados cresceram nos últimos meses e estão relacionadas a pesquisas acadêmicas de mestrado, doutorado e de especialização

21 de Outubro de 2020 ,

O Regime de Estudo não Presencial implementado nas escolas públicas estaduais de Minas Gerais é referência no Brasil. Prova disso é que pesquisadores de várias partes do país estão entrando em contato com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e solicitando a permissão para realizar pesquisas nas escolas. As solicitações recebidas pela SEE/MG estão relacionadas a pesquisas acadêmicas de mestrado, doutorado e de especialização.

“Dada a importância da educação de Minas Gerais no cenário nacional, temos recebido pedidos de pesquisadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Brasília, entre outros. Todo este interesse é muito importante, porque reforça que o nosso ensino remoto é referência no país”, destaca a subsecretária de Ensino Superior, Augusta Fagundes.

Ainda segundo a subsecretária, o número de pesquisadores interessados na educação mineira aumentou nos últimos meses. “Notamos um número expressivo de pesquisadores de fora do estado. Eles querem conhecer melhor as estratégias de ensino remoto que implementamos”, destaca.

O Regime de Estudo não Presencial desenvolvido no estado conta com os Planos de Estudos Tutorados (PETs), principal ferramenta e instrumento estruturante da ação, além do programa de TV Se Liga na Educação, que é transmitido de segunda a sexta-feira pela Rede Minas e também pela TV Assembleia, e do aplicativo Conexão Escola, que entre outras coisas permite a troca de mensagens entre educadores e estudantes, por meio do chat. A conexão do perfil do aluno e do professor com a rede para utilizar o aplicativo é custeada pelo Governo de Minas.

Pesquisas

Atualmente, os interessados em realizar pesquisas nas escolas públicas estaduais devem, primeiramente, procurar a unidade de ensino e preencher o formulário com o escopo do projeto, além de assinar o termo de responsabilidade e anexar a cópia do projeto. Esses documentos serão encaminhados para a Superintendência Regional de Ensino (SRE) que deve enviá-los para análise da Subsecretaria de Ensino Superior da SEE/MG.

Se autorizado, ao concluir o estudo, o pesquisador deve encaminhar o resultado da pesquisa para a regional. Neste momento de isolamento social, em que as escolas estão fechadas devido à pandemia da Covid-19, o contato com a unidade de ensino deve ser feito por e-mail. Acesse aqui a lista de e-mail das escolas estaduais.