Unidade escolar participa das ações propostas pela Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE)

22 de Outubro de 2020 ,

Incentivar a leitura e apresentar aos alunos a possibilidade de reinterpretar a obra a partir do olhar de cada um. Essa combinação não poderia ter outro resultado que não fosse uma experiência “estrondosa”. O adjetivo foi dado diretor da Escola Estadual Dr. Antônio Olinto, Adebaldo Gonçalves Barbosa, ao se referir ao projeto “Poesia na Janela”. A escola, localizada em Ataleia, no Vale do Jequitinhonha, participa das ações propostas pela Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE).

A iniciativa desenvolvida buscou incentivar os alunos a lerem clássicos da literatura e, a partir de então, recontarem a história a partir do ponto de vista de cada um. A atividade está motivando toda a escola durante o Regime de Estudo não Presencial e, ainda, envolveu as famílias com resultados que foram além do exercício.

Alunos mais curtidos nas em postagens no perfil da escola foram premiados

De acordo com Adebaldo, cada aluno recebeu um livro e teve o tempo para ler a obra e, depois disso, realizar a atividade. “Eles recontavam a história a partir de suas vivências. Teve uma situação, por exemplo, que o aluno achou que o lobo não poderia derrubar a casa, como na história original. Aí nós deixamos que ele tivesse essa imaginação e acrescentar na história”, conta.

Ainda de acordo com o diretor, apesar do nome remeter à janela, cada estudante tinha a liberdade para escolher o canto da casa que mais gostasse. Porém, as famílias abraçaram a ideia e a maioria enfeitou o espaço. “Foi uma coisa estrondosa, teve uma participação surpreendente”, comemorou o gestor. A unidade de ensino atende alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e, com o sucesso, a escola publicou os trabalhos no perfil em uma rede social.

Belos resultados

A supervisora da escola, Cristiane Ribeiro, também se empolgou com os resultados da atividade. Ela conta que até as outras ações realizadas ao longo do Regime de Estudo não Presencial começaram a ter mais participação. Paralelo ao “Poesia na Janela”, foi desenvolvido na unidade de ensino outro projeto que também contribuiu. “Quando aplicamos o ‘Família Nota 10’, que incentivava a participação de todos na vida dos estudantes, nós percebemos que tivemos mais resultados e envolvimento com os Planos de Estudos Tutorados”, lembra.

Segundo Cristiane, assim como houve o envolvimento das famílias, os educadores também se dedicaram com muito carinho. “São excelentes professores que temos. Comprometidos, esforçados, capacitados e de extremo amor pela profissão. Não teria ocorrido tal projeto se não fossem eles”, comemorou.

GIDE nas escolas estaduais

Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, está sendo estendida neste ano de 2020 para mais 774 escolas estaduais.

Metodologia

Na parceria com a FDG, as escolas passam a contar com a aplicação de uma metodologia conhecida como Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), que unifica e direciona os esforços e recursos da escola em metas e ações para a melhoria de seus resultados e processos. As estratégicas metodológicas representam um avanço no gerenciamento das instituições educacionais, uma vez que possibilita a visão sistêmica da escola. Nesse sentido, com o diagnóstico da realidade gerencial, a escola elabora um plano de ação focado na melhoria dos resultados de aprendizagem.