Data, celebrada em dezembro, será trabalhada de diversas formas pelos estudantes da rede pública estadual

29 de Outubro de 2020 ,

Para comemorar os 300 anos de Minas Gerais, celebrado em dezembro, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) vai realizar, nos próximos meses, iniciativas com os estudantes da rede pública estadual de ensino para marcar a data. Para isso, foi elaborado o Plano de Estudo Tutorado (PET) – Minas 300 anos. A apostila, que está disponível de forma gratuita no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e no aplicativo Conexão Escola, vai subsidiar as ações com os alunos, professores e a comunidade escolar ao tratar do tema.

As atividades do PET comemorativo do tricentenário do estado serão feitas juntamente com as propostas no 6º volume, que começa a ser trabalhado a partir de 16 de novembro nas teleaulas do Se Liga na Educação.

O PET Minas 300 anos traz conteúdos de diferentes eixos que podem ser abordados, ressaltando características do estado, como arquitetura, patrimônio histórico, economia, entre outros. Os professores também terão liberdade para trabalhar especificidades de cada localidade, de cada região e usar o PET Minas como norteador.

As teleaulas do Se Liga na Educação também vão trabalhar de forma interdisciplinar os diferentes componentes curriculares, tendo como foco a história dos 300 anos de Minas Gerais.

Para os estudantes que não têm acesso à internet, o PET Minas 300 anos também será entregue impresso da mesma forma como ocorreu nos volumes anteriores do material. A logística e a organização para a entrega são feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada comunidade escolar, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

PET

O PET é a principal ferramenta e o instrumento estruturante desenvolvido para o Regime de Estudo não Presencial, ofertado pela SEE/MG neste momento em que as atividades escolares presenciais estão suspensas. Ele é disponibilizado em volumes mensais com atividades e conteúdos propostos de acordo com a carga horária semanal prevista de cada disciplina e ano de escolaridade, de acordo com as diretrizes da Base Comum Curricular e do Currículo Referência de Minas Gerais.