A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) elaborou, ao longo de 2020, o novo Currículo Referência do Ensino Médio, para todo o Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais, em regime de colaboração com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG).

O novo Ensino Médio traz uma série de novidades visando a tornar essa etapa de ensino mais atraente para os estudantes, colaborando para evitar a evasão e garantir mais qualidade na formação desses jovens. Ele segue o que definiu a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para essa etapa da educação básica.

Buscando envolver os principais interessados nessas mudanças e, ao mesmo tempo, agregar no documento experiências de diversas áreas do conhecimento, a SEE/MG e a Undime convidaram instituições de ensino superior para fazerem a leitura crítica da versão preliminar do Currículo Referência de Minas Gerais. Com isso, a versão final do documento foi enriquecida com os olhares e saberes de outros atores importantes, os profissionais acadêmicos que formam os professores da educação básica.

Atendendo a um convite da SEE/MG, 14 instituições de ensino superior tiveram representantes no processo. Pesquisadores e professores desses órgãos foram leitores do documento e participaram de seminários que discutiram, junto com os redatores do Currículo Referência de Minas Gerais e equipe da SEE/MG, as recomendações feitas. “A troca de saberes de profissionais que trazem experiências de seu trabalho nas universidades com os redatores do currículo, que possuem conhecimento do cotidiano de milhares de alunos e da realidade de nossas escolas, foi uma soma positiva e necessária para a materialização de uma aproximação entre o Ensino Superior e a Educação Básica”, comentou a coordenadora estadual do Currículo Referência de Minas Gerais da etapa do Ensino Médio, Iara Viana.

Colaboradores

A contribuição na leitura crítica do Currículo Referência do Ensino Médio teve a participação das seguintes instituições de ensino superior: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Universidade Federal de Viçosa; Universidade Federal de Uberlândia; Universidade Federal de São João del-Rei; Universidade Federal de Ouro Preto; Universidade Federal de Lavras; Universidade Federal de Alfenas; Universidade Estadual de Montes Claros; Universidade do Estado de Minas Gerais; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Instituto Federal do Sul de Minas Gerais; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.

O documento final do Currículo Referência do Ensino Médio, a ser publicado após aprovação no Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE), dará crédito aos leitores cujos nomes constarão de uma relação de colaboradores.

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio está sendo construído por meio do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (PROBNCC). A partir dele, serão feitas mudanças pedagógicas, no tempo e na estrutura do currículo dessa etapa da educação básica. Uma das mais expressivas será a introdução de uma parte flexível no currículo, o que permitirá aos estudantes escolher disciplinas que querem cursar, a partir de um conjunto de opções oferecidas pelas escolas.

Atendendo à Base Nacional Comum Curricular, o Currículo Referência do Ensino Médio será composto pela Formação Geral Básica, que considerará as aprendizagens comuns e obrigatórias, e os Itinerários Formativos, a parte do currículo em que ocorrerá a escolha dos alunos em conteúdos que se relacionam com seus interesses.

O objetivo da SEE/MG é que o Currículo Referência do Ensino Médio seja homologado pelo Conselho Estadual de Educação neste ano. A previsão é de que o novo currículo comece a ser implementado em 2021, com a ampliação do número de escolas piloto.