Minas Gerais dá mais um importante passo para a oferta de um Ensino Médio que almeja, cada vez mais, uma educação de qualidade e que atenda aos anseios dos estudantes mineiros.

Nesta quarta-feira (4/11), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG) entregaram ao Conselho Estadual de Educação (CEE-MG) o Currículo Referência de Minas Gerais – Etapa Ensino Médio.

O Currículo, que foi elaborado por uma equipe de redatores que são professores das redes de Educação de Minas, traz uma série de novidades que visam a tornar essa etapa de ensino mais atraente para os estudantes, colaborando para evitar a evasão e garantir mais qualidade na formação desses jovens.

Durante a entrega do Currículo, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, agradeceu a participação de todos os envolvidos na elaboração do documento e ressaltou que ele representa os alunos mineiros. “Eu acredito muito no documento que estamos entregando e tenho a segurança de que ele representa cada um dos estudantes. Tenho, também, a segurança de que ele vai ser fundamental para a consolidação desse processo de ascensão do ensino médio mineiro. Um ensino médio de qualidade, como esse estado não só merece, como também tem condições de fazer”.

Julia Sant’Anna também destacou que o documento será utilizado por todas as redes. “Estamos fazendo a entrega de um documento que pretende contemplar todo o sistema, não apenas as redes públicas – municipal e estadual-, mas também a rede privada”, conclui. A reunião de entrega do Currículo Referência de Minas Gerais – Etapa Ensino Médio contou com a participação da presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (SINEP-MG), Zuleica Reis Ávila, e, de forma virtual, dos redatores do documento, representantes da SEE/MG e da Undime-MG.

A diretora Executiva da Undime/MG, Suely Duque Rodarte, agradeceu a parceria da SEE/MG na elaboração do Currículo Referência de Minas Gerais e elogiou os redatores. “Lendo o material, a gente vê que houve um avanço. Estamos trabalhando um ensino médio mais atualizado com a Base Nacional Comum Curricular. Parabenizo todos os redatores e escritores do documento que conheceram a realidade e transportaram para esse documento”, afirmou.

A partir de agora, o documento será apreciado para que seja feita a homologação pelo CEE-MG, como explica o presidente da entidade, Hélvio de Avelar Teixeira. “Essa foi uma proposta construída de forma democrática e com a participação de vários parceiros. Tenho certeza de que o Currículo está bem preparado e nós vamos fazer a análise da sua base legal, amparado tanto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) quanto nas novas diretrizes”.

Construção

O Novo Ensino Médio foi construído por meio do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (PROBNCC). A partir dele, serão realizadas mudanças pedagógicas, no tempo e na estrutura do currículo dessa etapa da Educação Básica. Sua implantação está prevista para iniciar em 2022.

Atendendo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo Referência do Ensino Médio é composto pela Formação Geral Básica, que considerará as aprendizagens comuns e obrigatórias que foram definidas pela BNCC, e os Itinerários Formativos, parte do currículo em que ocorrerá a escolha dos alunos em conteúdos que se relacionam com seus interesses.

Para a elaboração do documento, no início de 2019, foram selecionados pela SEE/MG e a Undime-MG os redatores. Eles são educadores que possuem vasta experiência na rede de ensino pública estadual e municipal e tiveram a oportunidade de participar de formações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, para a construção do Currículo Referência do ensino Médio, também foram feitos momentos de escuta dos estudantes e a realização de uma consulta pública.

Buscando agregar no documento experiências de diversas áreas do conhecimento, a SEE/MG e a Undime-MG convidaram instituições de ensino superior para fazerem a leitura crítica da versão preliminar do Currículo Referência de Minas Gerais. Com isso, a versão final do documento foi enriquecida com os olhares e saberes de outros atores importantes, os profissionais acadêmicos que formam os professores da educação básica.