Nesta quarta-feira (02/12), Minas Gerais completa 300 anos e, para celebrar a data, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG)

publicou no site um álbum virtual que reúne as cartas e os desenhos produzidos pelos estudantes das escolas públicas estaduais em comemoração ao tricentenário do estado e que foram selecionados pelas equipes das Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

A publicação digital concentra os trabalhos dos estudantes de todas as regiões e foi desenvolvida para incentivar o olhar sobre as belezas da nossa terra e incentivar o conhecimento da história mineira. Com o título “Minas 300 anos - Perspectivas e olhares dos nossos estudantes sobre Minas Gerais", o resultado foi a percepção do talento das crianças e adolescentes em retratar o amor e orgulho em ser mineiro. Cada SRE selecionou cinco trabalhos das unidades de ensino da região, sendo três cartas e dois desenhos, e encaminhou para a Diretoria de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais da SEE/MG.

Os desenhos foram produzidos pelos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Este formato foi escolhido por proporcionar o desenvolvimento da linguagem e do pensamento espacial da criança, estimulando a expressão de seus conhecimentos, sentimentos e reflexões. Já o gênero carta foi escolhido para ser produzido pelos estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Ele possibilita a interação e se configura como importante ferramenta de aprendizagem para leitura e escrita nos diversos campos de conhecimento.

A intenção da equipe responsável pelo projeto foi proporcionar uma atividade pedagógica que fosse rica em significado e que, ao mesmo tempo, ajudasse os estudantes a rememorar a trajetória do povo mineiro, a construção e o desenvolvimento do estado em seus 300 anos, como conta Patrícia Aragão, diretora de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais da SEE/MG. “A Secretaria de Estado de Educação recebeu pelo olhar dos estudantes mineiros uma enorme produção de desenhos e cartas de excelência, exaltando as belezas naturais, a gastronomia, festas tradicionais, personalidades locais e, principalmente, o “jeito mineiro de ser” de cada localidade das muitas Minas Gerais”, comenta.

Patrícia conta que os trabalhos envolveram todos os alunos e o resultado foi surpreendente. “A adesão e engajamento dos estudantes foram além das expectativas previstas, atendendo aos eixos propostos no projeto, demonstrando o comprometimento das escolas no desenvolvimento dos estudantes, inclusive com a participação de estudantes das Modalidades de Educação Especial, Indígena, Campo e Quilombola”, comemora.

Na publicação, disponível no site www.educacao.mg.gov.br, os trabalhos ficarão dispostos de acordo com setores que reúnem um grupo determinado de SREs de cada região: Setor Norte; Setor Sul; Setor Centro-Sul; Setor Jequitinhonha e Leste; Setor Centro e Setor Triângulo. Clique aqui e conheça todos os trabalhos do álbum digital.

Trabalho integrado

Para auxiliar alunos e professores nas discussões sobre os 300 anos de Minas Gerais nas turmas, foi elaborado um PET comemorativo que trouxe conteúdos de diferentes eixos que puderam ser abordados, ressaltando as características do estado, como arquitetura, patrimônio histórico, economia, entre outros. Além do PET, os alunos também puderam acompanhar as teleaulas interdisciplinares sobre Minas Gerais que estão sendo transmitidas no programa Se Liga na Educação. O programa abordará o assunto até o dia 10 de dezembro.