Os 300 anos de Minas Gerais, comemorado na quarta-feira (02/12), serviu de incentivo para que as escolas da rede pública estadual trabalhassem, ainda mais, diferentes temas acerca do nosso estado.

Incentivados pela data e tendo como base a edição especial do Plano de Estudo Tutorado (PET), feito para celebrar o marco histórico, professores propuseram aos alunos várias atividades que resultaram em diversas descobertas da riqueza de nossas terras.

Nas escolas que participam da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), essas atividades ganharam um papel de destaque e o estímulo à participação dos alunos fez parte dos planos de ação. Esse é o caso da Escola Estadual José Bento Nogueira, que fica em Minas Novas, Leste do estado. Na unidade escolar, que oferta os anos iniciais do ensino fundamental, os estudantes fizeram um mergulho na história de todas as regiões mineiras, sempre partindo da experiência de reconhecer as belezas que os cercam na própria cidade.

O aniversário de 290 anos do município, comemorado no último dia 02 de outubro, colaborou ainda mais para promover essa interação, segundo Dulcinéia de Souza Correia Magalhães, a vice-diretora da escola. Ela contou que foi uma união de ideias e propostas. “Começamos com uma apresentação ressaltando tudo aquilo que representa a nossa cultura e que eles já estão acostumados”, disse. Ainda de acordo com ela, o momento já serviu de incentivo e motivou alunos e famílias.

Por se tratar de alunos da faixa etária de 06 a 10 anos, a opção por atividades mais lúdicas foi o caminho adotado no momento de trabalhar os conhecimentos. “Nós buscamos informações no PET, nas orientações vindas da Secretaria de Estado de Educação e incrementamos com vídeos, mostrando as cidades mais próximas, as cidades históricas, as riquezas naturais, entre outros elementos”, conta a vice-diretora.

O resultado de todo empenho não poderia ser diferente: muitos desenhos e a dedicação dos alunos, que retrataram os lugares que mais gostam e o que pretendem conhecer. “Os alunos me disseram que queriam conhecer as cachoeiras, ir a Ouro Preto, ver as peças de Aleijadinho, os prédios e os shoppings de BH, e que vão fazer tudo isso quando crescer. A essência da iniciativa, realmente, ficou com eles. De que Minas é um estado rico em diversidade”, comemora.

Segundo a vice-diretora, além de celebrar o momento, a atividade serviu para expandir os horizontes dos pequenos. “Foi muito bom para eles perceberem que o estado não é só o local que eles conhecem e que tem muita coisa bonita e boa para se ver”, concluiu.

Atividades lúdicas

Já na Escola Estadual Professor Magalhães Drummond, no Bairro Nova Cintra, em Belo Horizonte, os alunos assumiram a veia de atores e interpretaram alguns mineiros conhecidos na história do estado. De acordo com a professora do 2º ano do ensino fundamental, Selma Fernandes Souza, o trabalho na escola fez com que eles mergulhassem na biografia de quem eles representaram.

Para cada um foi realizado um vídeo que depois foi postado nas redes sociais da unidade de ensino. “Fiquei pensando como contar a história de Minas para eles. Resolvemos retratar pessoas que viveram no estado. Eles se vestiram de Carlos Drummond de Andrade, Santos Dumont, Juscelino Kubitscheck, Tiradentes, entre outros”, conta.

GIDE no Estado

Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, neste ano de 2020, para mais 774 escolas estaduais.