Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem ficar atentos ao material a ser utilizado nas atividades do Regime de Estudo não Presencial.

Para o começo do ano letivo, a apostila do Plano de Estudo Tutorado (PET) a ser utilizada é a mesma disponibilizada para o ensino regular. O material já está disponível para ser baixado, gratuitamente, tanto no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br como no aplicativo Conexão 2.0. Quem não tem acesso a internet receberá o material impresso. A partir do segundo volume, cada professor vai desenvolver o material a ser enviado aos alunos, de acordo com o estabelecido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a modalidade de ensino.

No início do ano, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) encaminhou para as escolas um documento orientador estabelecendo a necessidade de que cada escola construa e organize seu PET das turmas das modalidades de EJA. A principal razão é que o PET é bimestral e, sendo a EJA semestral, cada apostila não contempla a totalidade do conteúdo estabelecido para cada ano escolar da Educação de Jovens e Adultos. Daí a necessidade que o professor desenvolva o material para a turma para o restante do semestre letivo.

“O PET deverá abranger todo o conteúdo programático para o semestre letivo. Possibilitando ao estudante perpassar todas as habilidades a serem adquiridas. Os professores produzirão os PET em consonância ao previsto na matriz curricular, utilizando das atividades e questões dos PET de 2020 ou dos próprios planejamentos de aulas”, estabelece o documento orientador da SEE.

Vale lembrar ainda que o PET também é usado para contabilizar a carga horária. Ao todo, ele será responsável por 60% e as atividades complementares os outros 40%.

EJA Novos Rumos

Para o ano letivo de 2021, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais está investindo na EJA Novos Rumos. A modalidade proporcionará para os estudantes ações pedagógicas diferenciadas, além da possibilidade de fazer um curso Formação Inicial e Continuada (FIC), formação que será ofertada pela SEE/MG e que tem a finalidade de capacitar, aperfeiçoar e atualizar o estudante que deseja entrar ou retornar ao mundo do trabalho de maneira rápida e eficiente.

A EJA é uma oportunidade para as pessoas que não conseguiram concluir os estudos na idade certa, os estudantes que se encontram em distorção idade/série e para aqueles que abandonaram os estudos por algum motivo e requerem retornar à escola. Na EJA Novos Rumos, o conteúdo é mais organizado e dinâmico, dialogando com a realidade e a bagagem de vida dos estudantes. Além disso, os professores serão capacitados com formações direcionadas para atuarem no novo modelo de ensino.

O ensino médio é feito em um tempo mais curto que o regular, podendo ser concluído em um ano e meio. Para se matricular na EJA Novos Rumos do Ensino Médio é necessário ter no mínimo 18 anos. Os estudantes interessados ainda podem se inscrever, até o dia 2 de abril, nas vagas remanescentes da EJA por meio do Sistema de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM). A inscrição é gratuita e on-line, no site cadastro cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.