Para o ano letivo de 2021, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) apresentou para alunos e professores uma nova versão do aplicativo utilizado durante o Regime de Estudo não Presencial.

Chamado de Conexão Escola 2.0, as novidades implementadas na plataforma vêm agradando a comunidade escolar e já é utilizado por mais de 1 milhão de usuários.

A nova versão do aplicativo, que atende a sugestões de professores e alunos da rede, conta com a possibilidade da interação por meio do Google Sala de Aula (Google Classroom), que foi incorporado à ferramenta. A utilização da interface permite um ganho na interação on-line entre professor e aluno, além de possibilitar que os educadores disponibilizem materiais para os estudantes de cada sala e promovam a realização de conversas por vídeo.

“Esse novo aplicativo está bem melhor. É mais fácil de achar as atividades e a interação com os professores melhorou também”, destaca Kayron de Pinho Morais Amaral, aluno do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Deputado Hilo Andrade, no município de Periquito. Kayron até fez um vídeo no seu canal no youtube dando dicas para os colegas de como acessar o Conexão Escola 2.0. “A minha intenção foi ajudar os colegas que tinham algumas dúvidas. O aplicativo está muito bom e é importante todo mundo utilizá-lo”, conta.

Quem também gravou um vídeo explicando como acessar o aplicativo foi a estudante Clarice Vieira Anastácio, do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Nova Aparecida, no município Nova União. No caso dela, o vídeo foi dedicado aos alunos da mãe, que é professora da rede estadual de ensino. “Esse aplicativo está sendo muito bom para as aulas e acho muito importante que todos possam acessá-lo”, afirma.

Clarice também destaca como a nova versão do aplicativo melhorou a interação com os professores. “Este ano conseguimos enviar as atividades pelo Conexão Escola 2.0. Trocamos mensagens e o professor consegue tirar nossas dúvidas de uma maneira muito mais fácil”, conta. Além de ter acesso aos professores, a estudante utiliza a plataforma para acessar os Planos de Estudos Tutorados (PETs) e teleaulas do programa Se Liga na Educação.

Outro estudante que aprova o novo aplicativo é Breno Emanuel Alves de Oliveira. Ele é aluno do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Comendador Viana, em Espinosa. “Eu uso para enviar minhas atividades, receber orientação do professor e para ter aula. Com este novo Conexão Escola está mais fácil e mais prático”, conclui.

O Conexão Escola 2.0 pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store e segue com a navegação patrocinada pelo Governo de Minas para o uso das funcionalidades. Para isso, basta o usuário estar com os dados móveis do celular ligados, mesmo não tendo créditos para utilização. Assim, quando ele acessar o aplicativo, a operadora não vai cobrar os dados utilizados para a navegação do seu pacote de internet. Os alunos e professores também podem utilizar o Conexão Escola 2.0 pelo computador, clicando na aba Conexão Escola 2.0 web do site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.

Para conferir algumas dicas e orientações sobre o aplicativo, acesse o Guia Prático do Conexão Escola 2.0 por este link https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/guias-praticos. Em caso de dúvidas, entre em contato com a direção da sua escola.