Em tempos de tecnologia, um gênero textual trabalhado nas escolas se tornou uma importante ferramenta para levar apoio e motivação aos profissionais da saúde do município de João Pinheiro, na região Noroeste de Minas, protagonistas na batalha contra a Covid-19.

Durante as aulas, os alunos da Escola Estadual Arminda Maria da Costa escreveram cartas e fizeram desenhos que foram endereçados a dois hospitais da cidade.

Nas cartas, os alunos agradeceram o empenho e o esforço dos profissionais da saúde e destacaram a importância do trabalho que estão realizando na luta contra o coronavírus. A ação fez parte do “Projeto Solidário Cartas da Gratidão”.

“Estamos vivendo um tempo muito difícil e o projeto serviu para motivar e apoiar os profissionais da saúde. Além disso, trabalhamos com os alunos o gênero textual carta e questões de socialização. Foi uma ação muito abrangente e que tivemos um retorno muito positivo”, destaca a diretora da escola, Ana Luiza dos Santos Ribeiro, que idealizou o projeto junto com a supervisora, Patrícia Álvares Pereira.

O projeto também teve entre seus objetivos estimular o uso dos e-mails institucionais criados este ano para os alunos. Os estudantes que não tinham acesso à internet encaminharam as cartas e desenhos para a escola.

Os professores acompanharam todo o processo de escrita das cartas e elaboração dos desenhos. “Os estudantes do 1º ano fizeram desenhos e os demais escreveram cartas e mensagens. Foi um trabalho em que tivemos a oportunidade de observar o entusiasmo dos alunos”, destaca a diretora. Para a distribuição das cartas, a escola entrou em contato com o responsável pela saúde no município.

Acostumada a utilizar aplicativos de mensagens, foi a primeira vez que Kethelen Gonçalves Barcelos, estudante do 7º ano do ensino fundamental, escreveu e realmente encaminhou uma carta. Por conhecer a realidade dos profissionais da saúde, ela ficou muito feliz em fazer parte da ação. “ Vejo pela TV como é o trabalho dos profissionais e minha avó, que trabalha em hospital, também me conta o que está acontecendo. Por isso, achei muito importante dar apoio para estes profissionais que estão lá ajudando tantas pessoas. Adorei participar dessa ação”, afirma.

Já a aluna do 5º ano do ensino fundamental, Evelyn Vaz Borges, revelou que a parte mais legal do projeto foi oportunizar que os estudantes pudessem agradecer aos profissionais da saúde. “Eles são tão importantes para a nossa sociedade que tenho uma admiração muito grande por eles. Ao escrever a cartinha eu senti uma coisa muito especial dentro de mim e fiquei muito feliz”.

Com o gesto, a escola alcançou seu objetivo: conseguiu levar carinho em formato de cartas e desenhos para profissionais da saúde que atuam no município. “Quero parabenizar a Escola Arminda Maria da Costa por incentivar os alunos a escreverem essas cartinhas para os profissionais da saúde. Eu recebi uma carta escrita pela aluna Evellyn, do 5º ano, me confortando pela morte do meu marido, vítima da Covid. Fiquei emocionada. Nós, profissionais da saúde, ficamos imensamente gratos pelas palavras sinceras dessas crianças, venho aqui agradecer em nome de todos”, declarou a técnica de enfermagem da UPA de João Pinheiro, Carla Janaína Barbosa Ribeiro.