As escolas da rede estadual de ensino que participam da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE) retomaram as atividades da iniciativa e o foco agora é o aprimoramento das ações para a garantia do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes durante o Regime de Estudo não Presencial.

Além de elaborarem novas estratégias, projetos que deram certo no ano passado continuam a fazer parte da rotina dos alunos em 2021.

Na Escola Estadual Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Divinópolis, a “Hora do Estudo”, que apresenta dicas elaboradas pelos professores para auxiliar os alunos a se prepararem para as atividades, e o “Mural de Rotina”, que consiste no envio prévio aos estudantes da lista de conteúdos que serão trabalhados, são algumas das ações que continuarão sendo realizadas este ano. “Implementamos novamente, mas com uma repaginação. Fizemos alguns aprimoramentos e já até demos uma carinha nova na divulgação das iniciativas”, afirma a diretora da escola, Alécia Lourenço Nunes. A escola também tem como iniciativa a entrega de certificados para aqueles alunos que se destacaram nas atividades

A gestora também destaca uma ação que virou rotina na escola, em especial durante o ensino remoto. “Uma coisa que estamos fazendo todos os dias e que se tornou o nosso carro chefe é a busca ativa do aluno. Essa é a nossa prioridade. Sempre que percebemos que aquele estudante está com mais dificuldades, fazemos contato e procuramos saber o motivo. Assim estamos conseguindo a participação de todos”, conclui Alécia.

Na Escola Estadual Tomás Brandão, em Belo Horizonte, um banco virtual foi criado e os alunos que se destacam na realização das atividades são reconhecidos pela unidade de ensino, como conta o diretor, Rômulo Brandão da Silva. “O Banco Virtual TB é o nosso carro chefe e tem como foco as atividades complementares. Criamos uma moeda e os alunos que enviavam as atividades ganhavam “TB Coins”. Os que juntassem mais moedas recebiam uma premiação”.

As atividades foram realizadas por meio de quizz e respostas em formulários. Para este ano, o projeto será trabalhado também nos sábados letivos. “Com o projeto incentivamos a participação dos alunos nas atividades e automaticamente o conhecimento dos estudantes nos temas abordados”, destaca o diretor.

GIDE no Estado

Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, e, neste ano de 2021, está sendo desenvolvida em 1009 unidades de ensino.